Dark: A maior Obra-Prima da Netflix

Bianca Garcia Polido

COLUNA - Bianca Garcia Polido

Data 15/07/2020
Horário 06:30

Dark

Uma série alemã que foi lançada em dezembro de 2017 e é considerada a melhor série original da Netflix. A história é complexa e aborda linhas temporais que convergem entre si. A história começa com o suspense em cima do desaparecimento de um personagem que acaba mudando completamente os rumos da história.

Criatividade

O diferencial de Dark é a criatividade para contar uma história que foge da linearidade e, consequentemente, do comum. A falta de ordem cronológica já é recorrente no mundo audiovisual, mas a estratégia encontrada foi completamente inovadora

Trama

Os primeiros episódios têm um desenrolar lento e até cansativo, com múltiplas explicações sobre espaço-tempo. Você até pensa que é mais do mesmo, uma repaginada de “De volta para o Futuro”, “Exterminador do futuro” e “Interestelar”, porém, ao chegar ao 4º episódio, a trama passa a surpreender. A primeira temporada termina com mais perguntas do que respostas, o que deixa o espectador ainda mais ansioso para o que ainda está por vir. 

Cativante

A mistura entre suspense e ficção científica casa tão bem que elevou a popularidade da obra rapidamente, se tornando um assunto muito comentado em redes sociais. Deslocado através do tempo, o protagonista chega ao futuro distópico de 2052 onde descobre a existência de um evento apocalíptico ocorrido no passado. Enquanto o jovem tenta reverter a catástrofe, outros personagens passam a descobrir as entrelinhas dos mistérios e segredos que habitam naquele local, criando um fluxo de pessoas fora de seu tempo. 

Inovador

A autenticidade da peça está em apostar ainda mais em enigmas, escolhendo com precisão o momento de apresentá-los e resolvê-los. O texto criado pelo diretor Baran bo Odar aproveita dos conceitos determinados anteriormente, para criar uma atmosfera de dúvidas, colocando à prova a forma como os nós temporais podem ser resolvidos. A temporada final, que chegou recentemente na Netflix, mostra que o mistério revelado se amplia ainda mais, trazendo novas camadas no complexo enredo, que consiste na existência de outros mundos e diferentes destinos para cada personagem. A explicação ocorre ao decorrer dos últimos episódios.

Produção

A escolha dos atores é simplesmente impecável, conseguindo levar quem assiste a várias épocas diferentes, com pouca ou nenhuma dificuldade de reconhecer os personagens em suas múltiplas fases. Destaca-se também, o excelente trabalho de fotografia, que meticulosamente torna-se um personagem da história, e a trilha sonora nas três temporadas, que ajuda a compor a atmosfera da trama. 
 

Publicidade

Veja também