De família machadense, Eder Gatti Fernandes é diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 17/02/2023
Horário 20:52
Foto: Cedida
Infectologista Éder Gatti Fernandes é filho e neto de tradicional família de Álvares Machado
Infectologista Éder Gatti Fernandes é filho e neto de tradicional família de Álvares Machado

O infectologista Éder Gatti Fernandes, do Hospital Emilio Ribas de São Paulo, foi escolhido para a direção do recém-criado Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde. O médico assumiu o cargo com o desafio de recuperar as coberturas vacinais brasileiras, cujo movimento de queda se iniciou em 2015 e foi intensificado a partir da pandemia de Covid-19.
Eder Gatti Fernandes é filho e neto de tradicional família de Álvares Machado. Seus pais, Hélio Negri Fernandes e Lourdes Gatti Fernandes, residem na cidade, onde têm negócios. Ele é neto do ex-prefeito José Antonio Fernandes Suniga (1964-1968 e 1973-1976).   
Formado em 2006 pela UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), Gatti é mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e doutor em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). Na tese de doutorado, avaliou o custo-efetividade da introdução da dTpa (vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto) no PNI (Programa Nacional de Imunizações).
Gatti também possui treinamento em epidemiologia de campo pelo Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo. 
É membro da comissão permanente de assessoramento em imunizações da secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e, até a nomeação, atuava no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, no Instituto Butantã e no Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.

Publicidade

Veja também