De olho na Olimpíada

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 10/12/2020
Horário 03:37

No final de semana, o dracenense Mateus de Sá foi o terceiro colocado no GP Brasil, realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. O atleta de Dracena e do salto triplo, que alcançou boas marcas, visa a maratona que envolve o GP e o Troféu Brasil de Atletismo nesta primeira quinzena de dezembro, e, com muita esperança, nesta corrida pela vaga olímpica.

Comércio em Adamantina

Segundo o que foi divulgado, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais em Adamantina será em dois períodos: das 10h às 18h e das 20h às 22h, seguindo as 10 horas de atendimento ao público determinado pelo Estado. Tal horário segue até 23 de dezembro. Nos sábados, dias 12 e 19, e na quarta-feira (24), véspera de Natal, as lojas abrem às 9h e fecham às 16h. Já no domingo, dia 20, o comércio também funciona: das 9h às 15h. No dia 26, pós-Natal, o horário será das 9h às 13h. Nos dias 13, 25 e 27 de dezembro e 1º e 2 de janeiro, os estabelecimentos permanecem fechados.

..Na SP-294

Na segunda-feira, um bitrem carregado de celulose esparramou sua carga às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Flórida Paulista. O incidente ocorreu no km 600+300 metros da rodovia, no trecho compreendido entre Flórida Paulista e Adamantina. Apesar do prejuízo com a carga e a abertura da tampa do bitrem, não houve o registro de vítimas ou outros veículos envolvidos nesta ocorrência.

Missa ECC

No domingo, durante todos os horários de missas na Igreja Matriz de Santa Genoveva, em Irapuru, elas serão dirigidas por graças ao movimento ECC (Encontro de Casais com Cristo), que comemora os seus 50 anos de atividades.

Casas em Rinópolis

O prefeito de Rinópolis, José Ferreira de Oliveira Neto (PSDB), recebeu nesta semana a confirmação da data de entrega das 24 unidades populares, construídas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), na Rua Amazonas, no Jardim Bernardelli. Destinadas para famílias que residem em área de risco, as moradias serão entregues no dia 15 de dezembro, no formato online devido à pandemia da Covid-19. Após a transferência dos moradores para as novas unidades, as antigas residências serão demolidas pela Prefeitura. Como o local é área de proteção permanente, o município fará um bosque, com reflorestamento de todo o espaço.

Dracena fez pequeno registro...

Na terça-feira (8), Dracena completou 75 anos. Hasteamento à bandeira e uma missa marcaram as comemorações de aniversário da maior cidade da Nova Alta Paulista. Data também celebra o Dia de Nossa Senhora de Imaculada Conceição. Em toda a sua história, Dracena organizava sempre uma grande festa para marcar sua mais importante data, mas assim foi feito, na simplicidade, para registrar para a história que nada passou em branco.

...Parapuã nada fez

Na mesma data, Parapuã completou também seus 75 anos de história. Todo ano, a data é comemorada com diversas festividades desde o início do mês de dezembro, sendo o rodeio o evento mais esperado entre os festejos. Neste ano, a celebração do 75º aniversário foi deixada de lado e nenhum evento realizado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a quarentena em prevenção à doença.

Prejuízos

A chuva que caiu em toda a região na tarde de sexta-feira (4), por volta das 16h40, causou diversos problemas em muitas cidades. Em Dracena durou aproximadamente 40 minutos e deixou um saldo bastante negativo na cidade, com ruas alagadas e até mesmo invadindo estabelecimentos comerciais. Informações extra oficiais dão conta que no período choveu 77 milímetros.

Sem danos

Já em Irapuru, a chuva também foi forte no mesmo período, mas, ao contrário de Dracena e outras cidades, ela não causou nenhum dano. Acontece que, na década de 60, o então prefeito Ângelo Meneguesso, antes 
de pavimentar as ruas, construiu enormes galerias pluviais que captam águas de vários pontos escoando no Córrego do Patrimônio, próximo à cidade. Até hoje elas são funcionais e evitam inundações.

Veja também