De ponta a ponta: veja retrospectiva do título invicto do Grêmio Prudente

Campanha histórica da equipe na Bêzinha teve início, com 3 a 0 sobre Vocem, e final, com 1 a 0 sobre Itapirense, no Prudentão; foram 16 vitórias e 6 empates em 22 jogos

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 19/09/2022
Horário 21:41
Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente
Taça, a cereja do bolo da temporada 2022, foi levantada sábado, no Prudentão
Taça, a cereja do bolo da temporada 2022, foi levantada sábado, no Prudentão

De ponta a ponta, a campanha histórica do Grêmio Prudente no Campeonato Paulista da Segunda Divisão 2022 teve início e um doce fim em casa, com a cereja do bolo sendo conquistada no sábado, no Estádio Paulo Constantino, Prudentão. De meados de abril até a finalíssima neste mês, a subida da longa escadaria da Bêzinha contou com 22 degraus e nenhum tropeço: foram 16 vitórias e seis empates, 39 gols marcados e apenas dez sofridos. 

Imponente no Grupo 2

Na primeira fase da Bêzinha, o Grêmio Prudente dividiu o grupo 2 com Vocem (Vila Operária Clube Esporte Mariano) Itararé, Santacruzense, Assisense e Osvaldo Cruz. O Gavião Caracará avançou em primeiro da chave, com 24 pontos, sete vitórias e três empates. Marcou 17 gols e sofreu quatro: 80% de aproveitamento. O Itararé avançou em segundo, com 15 pontos.
A subida do primeiro degrau pela equipe de Marcos Campagnollo ocorreu no sábado do dia 23 de abril: sonoros 3 a 0 sobre o Vocem. Depois de superar a equipe operária de Assis, o Grêmio teve uma sequência de cinco jogos alternando entre empates e vitórias: na segunda rodada, 1 a 1 doído com o Itararé fora; na terceira, 4 a 1, com direito à tripleta de Dí Maria, sobre a Santacruzense em Santa Cruz do Rio Pardo; na quarta, empate sem gols no Prudentão diante do Assisense, na quinta, vitória por 3 a 0 no dérbi contra o Osvaldo Cruz; em Birigui; 1 a 1 no início do returno contra o Vocem, no Tonicão.

Divulgação/Grêmio Prudente

Subida do primeiro degrau da Bêzinha pela equipe de Marcos Campagnollo aconteceu no sábado do dia 23 de abril, Prudentão: sonoros 3 a 0 sobre o Vocem

Depois da alternância de vitórias e empates, o Grêmio fechou as últimas quatro rodadas com o gosto doce da vitória: 2 a 1 sobre a Caçula no Prudentão; 1 a 0 sobre a Santacruzense, também, no Prudentão; 1 a 0 diante da Assisense em Assis; e nova vitória no dérbi contra o Azulão. Desta vez, 1 a 0 em Prudente. 

Pragmático na 2ª fase

Na segunda fase, o Grêmio Prudente enfrentou XV de Jaú, Rio Branco, Mauá e Rio Branco, de Americana, pelo grupo 8. Com diversos reforços, entre eles o zagueiro Eduardo Biazus, titular no miolo de zaga junto a Tiago Caveira, a equipe prudentina jogou um futebol ora encantador, ora pragmático e não teve dificuldades para conseguir a classificação para o mata-mata: avançou novamente em primeiro da chave, com 14 pontos, quatro vitórias e dois empates. No grupo 8, o Carcará balançou a rede adversária 12 vezes e teve a meta furada em quatro ocasiões.
Fora de casa, em um jogo consistente em todos os setores, o Grêmio Prudente estreou no grupo 8 superando o XV de Jaú por 2 a 0, no Estádio Zezinho Magalhães, em Jaú. No segundo jogo, talvez a melhor atuação da temporada, o Carcará amassou o Rio Branco no Prudentão: 4 a 1. Em Mauá, na terceira rodada, ficou no 1 a 1 com o time da casa. 
No início do returno, o Grêmio voltou a reencontrar o Mauá, desta vez no Prudentão, e novo empate, só que sem gols. Na penúltima rodada, fora de casa o Grêmio assegurou classificação antecipada ao superar o Rio Branco em Americana por 3 a 2 num jogo de reviravoltas. Na rodada final do grupo 8, A equipe de Campagnollo roubou a liderança do XV de Jaú ao vencer o Galo da Comarca no Prudentão por 2 a 0 

Divulgação/Grêmio Prudente

Classificação para mata-mata veio após vitória por 3 a 2 sobre o Rio Branco, em Americana


 

Publicidade

Veja também