De PP, Sâmia Bomfim é eleita vereadora em SP

Aos 27 anos, ela teve 12.464 votos e agora se tornou a mulher mais jovem a ocupar uma cadeira no Legislativo da capital

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 11/10/2016
Horário 09:58
 

Feminista, ativista das causas de direitos humanos e das minorias. Formada em Letras pela USP (Universidade de São Paulo) e agora a vereadora mais jovem já eleita pela cidade de São Paulo. Esta é Sâmia de Souza Bomfim, 27 anos. Nascida em Presidente Prudente, ela foi eleita vereadora da capital do Estado nas eleições deste ano pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) com 12.464 votos, para surpresa até mesmo da mãe, que se disse admirada com o resultado, mas orgulhosa do potencial e do engajamento político da filha.

Jornal O Imparcial Visibilidade de Sâmia veio após luta pelas causas feministas

"Minha filha sempre foi engajada nas causas das minorias, como dos negros, pobres, LGBTs e feministas. Eu até ficava pensando: ‘meu Deus, quando essa menina irá deixar de pensar nos outros e irá pensar no futuro dela?’. Mas não esperava que ela teria essa abrangência toda, a ponto de se eleger vereadora em São Paulo", comenta a funcionária pública Antônia Cavalcante de Souza Bomfim, 55 anos, mãe da nova vereadora da capital paulista.

A mãe conta que Sâmia Bomfim estudou na Escola Municipal Coronel José Soares Marcondes, em Prudente, da 1ª à 4ª série. Depois de passar por outras escolas públicas, ingressou na rede privada até o 3º ano do ensino médio. Ao concluir e passar "em diversos vestibulares", como afirma dona Antônia, a filha escolheu cursar Letras na USP. E foi na universidade que Sâmia Bomfim começou a trabalhar, após passar em um concurso público, e se engajou em movimentos sindicais e políticos. Posteriormente, se filiou ao PSOL, em 2011.

A visibilidade veio depois que a prudentina começou a ser protagonista nas causas feministas e entre os militantes de esquerda. Principalmente após participar de manifestações do "Fora Temer e Fora Cunha", onde costumava empunhar os microfones sobre os trios elétricos. Seu engajamento político resultou em 12.464 votos e agora Sâmia Bomfim inaugura a terceira geração de políticos na família, segundo a mãe. "Tanto minha família como a do meu marido têm um histórico de candidatos e políticos. Então, minha filha tem uma veia política e agora assumiu a continuação deste legado", relata dona Antônia.

 

Campanha

Na campanha da filha, a funcionária pública só participou do lançamento. Fora isso, acompanhou apenas pelas redes sociais. Por isso, quando recebeu a notícia de que Sâmia Bomfim estava eleita ficou surpresa, apesar de confiar no engajamento dela. "Minha filha é muito contestadora, não consegue conviver com as injustiças sociais. Ela não pensa em dinheiro, pensa nas causas que ela defende, por isso ela teve este reconhecimento e conseguiu ser eleita", acredita a mãe.

Assim como foi em toda campanha, nas redes sociais a vereadora eleita agradeceu aos 12.464 votos depositados nas urnas em favor daquilo que ela chama de "projeto coletivo que foi a minha candidatura". Se comprometeu também a seguir "pelos próximos anos na Câmara enfrentando o conservadorismo, defendendo os direitos e lutando por uma cidade mais justa e igual". E completou dizendo que pode vencer "uma grande batalha, com poucos recursos financeiros, mas muitos sonhos e suor militante, serei a mais jovem vereadora mulher da história de São Paulo", afirmou a prudentina.

 
Publicidade

Veja também