Decorações fortalecem clima natalino em Prudente

São papais-noéis, presentes, árvores e muito mais que simbolizam a data estampados nas fachadas de prédios comerciais e instituições de saúde

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 14/12/2023
Horário 08:10
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Na Pirlimpimpim, projeto retrata Papai Noel em trenó buscando presentes para crianças
Na Pirlimpimpim, projeto retrata Papai Noel em trenó buscando presentes para crianças

O clima já é de Natal em Presidente Prudente e diversos imóveis da cidade contribuem para este cenário ostentando suas milhares de luzes e atraindo os olhares de todos ao redor. São papais-noéis, presentes, árvores e muito mais que simbolizam o nascimento de Jesus Cristo estampados nas fachadas de prédios comerciais, bem como de instituições de saúde, como no caso do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. “Como a data é uma festa cristã, evocar no hospital o Natal é lembrar a todos a dimensão sagrada da medicina e dos hospitais como locais onde os povos depositam suas esperanças e fé, e levam seus enfermos para serem cuidados”, considera o diretor de unidade hospitalar, frei Tarcísio Marchini.

Sobre as razões pelas quais a instituição investe na decoração natalina, o frei diz que “não são poucas”. “Primeiramente porque faz parte da essência dos hospitais serem locais de acolhimento. A história das igrejas tem início na antiguidade, antes mesmo do cristianismo, pois os enfermos buscavam o auxílio do sagrado para recuperação da saúde. E nos templos, recebiam os cuidados das mãos dos sacerdotes e seus auxiliares”, relembra.

Frei Tarcísio explica ainda que o hospital é decorado em todos os finais de ano. “Em todos os hospitais administrados pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, como é o caso do HR, o Natal é preparado com carinho especial. Todos os colaboradores são motivados a nos auxiliar, não só na ornamentação, mas na vivência do espírito natalino”, relata.

Diz que para 2023, o projeto foi especial levando em conta a comemoração dos 800 anos da criação do primeiro presépio por São Francisco de Assis, na cidade de Greccio, na Itália. “Então, os presépios mereceram uma atenção especial. Neste ano, recebemos o selo pleno de Selo Instituição Amiga do Idoso. Para celebrar este momento, convidamos para nossa cantata natalina, que ocorrerá no dia 14, às 19h30, o Grupo 4 Cantos, que irá abrilhantar o evento que promovemos para nossos colaboradores e seus familiares”, ressalta.

“A ambiência natalina suaviza o período de internação dos pacientes e dos acompanhantes, pois todos os colaboradores, reavivados pelo espírito natalino, tornam-se portadores de paz e bem, e arautos da esperança, da compaixão e do amor”, comenta o frei sobre a percepção dos que passam pelo local nesta época. “O professor Agripino Lima quis deixar registrado que o Hospital Regional nasceu sob a inspiração da obra franciscana.

E, para São Francisco de Assis, o Natal não era uma simples festividade ou cerimônia religiosa, mas o sinal concreto do amor de Deus, que se encarna em nossas vidas e permanece no meio de nós para nos conduzir à felicidade. Isto é, nos dar forças para construirmos um mundo melhor”, complementa.

Atrações aos pequenos

Com duas lojas em Prudente, a Pirlimpimpim Brinquedos também chama a atenção principalmente dos pequenos, que passam por suas fachadas, no Centro e no Jardim das Rosas. “Todos os anos fazemos um bom investimento de decoração natalina. Como somos uma loja de brinquedos, trabalhamos com a emoção, o lúdico do Papai Noel. Então, dentro desse contexto jamais vamos deixar essa data tão especial passar despercebida aos olhos das nossas crianças”, conta a gerente comercial Rayssa Lima, 29 anos. “Este ano, a ideia do projeto seria o Papai Noel vindo até a loja buscar os presentes das crianças. Por isso, uma das nossas lojas tem o Papai Noel em um trenó”, detalha.Maurício Delfim Fotografia

No Hospital Regional, presépios mereceram atenção especial neste ano

Publicidade

Veja também