Decreto em Anastácio volta a obrigar uso de máscaras em ambientes fechados

Já em Prudente, Prefeitura segue orientação do Estado e volta a recomendar o uso do equipamento de proteção em locais fechados; Venceslau estuda ações a serem tomadas

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 02/06/2022
Horário 04:10
Foto: Arquivo
Aumento no número de confirmações de Covid-19 tem feito municípios reavaliarem necessidade do uso da máscara em ambientes fechado
Aumento no número de confirmações de Covid-19 tem feito municípios reavaliarem necessidade do uso da máscara em ambientes fechado

A Prefeitura de Santo Anastácio publica no Diário Oficial, nesta quinta-feira, o Decreto 004/2022, que prevê a volta da obrigatoriedade de máscara em ambientes fechados no município, inclusive em escolas, em caráter temporário. Já a Prefeitura de Presidente Prudente, em conformidade com a orientação do Estado, passa a recomendar o uso do equipamento de proteção em locais fechados, tais como escolas, lojas, shopping centers, supermercados, escritórios e academias. 
Por sua vez, em Presidente Venceslau, o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) se reuniu na tarde desta quarta-feira, no gabinete da Prefeitura, para tratar sobre ações e definir um posicionamento diante do aumento de casos da doença no município. Representantes de diversos setores da sociedade estiveram presentes e fizeram parte da discussão a respeito do cenário vivido atualmente na cidade. No mês de maio, foram registrados 349 casos de Covid-19 em Presidente Venceslau.
Também foram expostos argumentos favoráveis e contrários ao retorno do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados. Após a discussão, uma votação foi realizada. As medidas serão divulgadas por meio de decreto que deve ser publicado em Diário Oficial Eletrônico nos próximos dias.

Uso volta a ser obrigatório

Já em Anastácio, o prefeito Duca Bonilha (Patriota) tomou a decisão de retomar a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados, após conversa com a secretaria da Saúde, Selma Zambelli, que o posicionou sobre a atual situação de casos positivos no município, que ultrapassam 200. 
De acordo com o gestor, a medida ainda foi necessária até pelas alterações climáticas, visto que a baixa temperatura e a diminuição da umidade relativa do ar aumentam “a fragilidade no sistema de defesa das pessoas, facilitando a invasão do organismo especialmente por vírus, sendo a máscara uma proteção a mais”. Conforme o art. 4º do decreto, as medidas previstas poderão ser avaliadas a qualquer momento pela administração municipal, levando em consideração as condições epidemiológicas.

Recomendação em Prudente

A decisão de seguir a orientação estadual a recomendar o uso da máscara em ambientes fechados foi adotada na tarde desta quarta-feira, em reunião com o prefeito Ed Thomas (PSB), a secretária municipal de Saúde, Márcia Lima Dantas, a coordenadora técnica de saúde, Vânia Maria Alves, e o assessor da Sesau, Jefferson Saviolo.
De acordo com a secretária de Saúde, esta é uma medida preventiva para frear a tendência de alta nos casos de Covid-19 e, consequentemente, a sobrecarga dos serviços de saúde. Apenas nesta semana, já foram registrados quatro óbitos por Covid-19 no município, mais do que em todo o mês de abril.
A pasta ressalta que o uso da máscara é apenas recomendado, sendo apenas obrigatório no transporte coletivo e em unidades de saúde.

CONFIRA TAMBÉM

Prefeitura de Prudente volta a recomendar máscara em locais fechados

Comitê científico sugere volta do uso de máscara em local fechado em SP

Publicidade

Veja também