Defesa Civil reforça ações de prevenção a incêndios florestais com instalação de faixas educativas

Locais de Presidente Prudente com maior risco de queimadas foram definidos a partir de levantamento que analisou pontos com mais ocorrências nos últimos anos

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 05/07/2025
Horário 09:19
Foto: Defesa Civil
Faixas alertam sobre importância de evitar queimadas, principalmente neste período de estiagem
Faixas alertam sobre importância de evitar queimadas, principalmente neste período de estiagem

Como forma de intensificar as ações de prevenção aos incêndios florestais, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente está instalando faixas educativas em áreas da cidade com maior risco de queimadas. Segundo o órgão, os locais foram definidos a partir de um levantamento que analisou os pontos com maior número de ocorrências nos últimos anos. 

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre os perigos do fogo descontrolado e orientar sobre medidas simples e eficazes de prevenção. Com mensagens diretas e linguagem acessível, as faixas alertam sobre a importância de evitar queimadas, principalmente neste período de estiagem, em que a vegetação seca favorece a propagação das chamas. 

“Além de preservar o meio ambiente, a ação busca proteger a vida e o patrimônio. A prevenção é sempre o melhor caminho. Quando a comunidade entende os riscos e age de forma responsável, conseguimos reduzir drasticamente os focos de incêndio”, comenta o coordenador da Defesa Civil, Luis Felipe Floriano. 

Ele ainda pontua que a campanha educativa também orienta sobre determinadas atitudes, contraindicadas, como o descarte de bitucas de cigarro em áreas secas, além de alertar sobre os perigos de soltar balões. “A Defesa Civil reforça que a prevenção é responsabilidade de todos.  A população pode contribuir denunciando queimadas ilegais ou situações de risco. Em caso de incêndio, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e a Defesa Civil no fone 199 ou WhatsApp (18) 99744-0199”, orienta o órgão.

Foto: Defesa Civil
Faixas alertam sobre importância de evitar queimadas, principalmente neste período de estiagem
 

Publicidade

Veja também