Defesa de reajuste

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 05/07/2023
Horário 04:12

DEFESA DE REAJUSTE
Com posições assumidas e clareza em sua trajetória, em atenção a questionamentos feitos pelo Plantão, o vereador Douglas Kato (PTB) fala sobre o momento político, sobre as suas ações e defende reajuste do subsídio para vereadores. 

REPOSTA SUCINTA
O questionamento com resposta sucinta foi sobre qual a avaliação sobre o momento político local, estadual e nacional? Disse o seguinte: período de instabilidade e queda na arrecadação, mas tentando navegar.

EMENDAS E LIBRAS
Sobre a sua atuação no 1º semestre deste ano, citou a destinação de emendas impositivas; inclusão da tradução por Libras nas sessões da Câmara; reforma e revitalização do Mercado Modelo.

APOIO AO PRODUTOR
Citou também a institucionalização do curso de capacitação dos servidores; projeto de lei que amplia os benefícios a todo paciente renal crônico; e requerimento para elaboração de programa de apoio ao produtor rural (ainda em andamento).

DOAÇÃO DEFINITIVA
Outras ações: captação de R$ 1 milhão junto à senadora Mara Gabrilli (PSD); campo de grama sintética e revitalização da praça do Vale Verde; e doação definitiva de área pública para Associação de Apoio ao Portador de Câncer.

EXPECTATIVA POSITIVA
Outro apontamento de suas realizações no semestre é sobre o atendimento odontológico para pessoas com deficiência não colaborativa (ainda em andamento). Sua expectativa para o 2º semestre legislativo é positiva, com projetos em andamento e novos projetos.

ENTENDIMENTO JURÍDICO
Sobre o reajuste de subsídios dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários, disse existir entendimento jurídico que o Executivo pode tratar dos reajustes deles; “então, consequentemente, não precisaríamos definir enquanto Câmara”.

GESTÕES ANTERIORES
Douglas tem posição definida quanto ao subsídio do vereador: a de ser necessária a reavaliação após 12 anos sem um centavo de reajuste. Entende que deveria ter ocorrido nas gestões anteriores, pois na última alteração o salário mínimo era de R$ 544.

TEMPO INTEGRAL
“Sou vereador em tempo integral e não faço do cargo um bico, entendo por fim que tenho buscado fazer jus ao subsídio. Então, como tenho lutado por todos os servidores, entendo que enquanto servidor também tenho direito”.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
A exemplo de outras casas de leis, encerrado o primeiro semestre de 2023, a Assembleia Legislativa de São Paulo está em recesso parlamentar este mês de julho, iniciado no dia 1º e irá até dia 31.

ATIVIDADES ORDINÁRIAS
Estão suspensas as atividades ordinárias, incluindo sessões e reuniões das comissões. Porém, o Palácio 9 de Julho permanece aberto para atender a população, eventos e possíveis reuniões extraordinárias. 

MORADIAS POPULARES
O único parlamentar sediado em Presidente Prudente, Mauro Bragato (PSDB) se mantém em ação e ontem esteve com o secretário da Habitação, Marcelo Cardile Branco, levando reivindicações da cidade e região.

Publicidade

Veja também