Delegacia de Serviço Militar será mantida em Prudente

Com mudanças, unidade prudentina passará a ser responsável também pelas 11 Juntas da regional de Presidente Venceslau

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 24/09/2019
Horário 08:37
José Reis - Delegacia de Prudente será responsável por 28 Juntas de Serviço Militar
José Reis - Delegacia de Prudente será responsável por 28 Juntas de Serviço Militar

O Exército Brasileiro vem executando modificações no Serviço Militar em todo o país nos últimos anos. Com isso, a partir de 1º de janeiro de 2020, ocorrerá a suspensão das atividades de diversas Delegacias de Serviço Militar. Das 53 delegacias existentes atualmente, restarão apenas três – uma delas é a de Presidente Prudente. Por conta da reestruturação, a unidade prudentina passará a ser responsável pelas 11 JSM (Juntas de Serviço Militar) da regional de Presidente Venceslau. Desta forma, 28 Juntas estarão subordinadas a Prudente.

Estas modificações, no tocante ao Serviço Militar (alistamento militar obrigatório, certificados, 2ª via e outros), têm o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir o tempo de atendimento ao cidadão, ampliando a utilização dos recursos de informática na prática dos serviços, e promover a modernização do Sermilmob (Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização), sistema este utilizado por todas as JSM de cada município, explica o delegado de Serviço Militar, 1º-tenente Vicente Majela de Sousa.

De acordo com Majela, manter a 20ª Delegacia de Serviço Militar é de suma importância para a continuidade dos trabalhos realizados na região, o que ocorre desde 1956. No contexto do Serviço Militar, o órgão é responsável atualmente por 17 Juntas, localizadas em Presidente Prudente e municípios vizinhos.

Atendimento

A 20ª Delegacia de Serviço Militar, por sua vez, é um órgão de execução, controle e fiscalização do Serviço Militar. Ao delegado compete orientar, fiscalizar e controlar as atividades do serviço militar das JSM vinculadas, inspecionando-as, no mínimo, duas vezes por ano; fiscalizar e controlar as ações dos secretários (as) das JSM no sistema Sermil; dirigir ou instruir os secretários das JSM quanto às cerimônias cívicas referentes ao serviço militar e as entregas de certificados nos municípios; e controlar e assinar toda documentação (certificados em geral, processos e outros). Na unidade prudentina, somando-se alistamentos, 1ª e 2ª via de certificados, processos, compromissos à Bandeira e outros, estima-se a média anual de 9 mil atendimentos.

Mesmo com uma demanda maior a partir de 2020, não haverá aumento no número de secretários e auxiliares em Presidente Prudente e em nenhuma outra Junta de Serviço Militar, explica Majela.

Publicidade

Veja também