Delícias & Delícias de 09-06-2013

VARIEDADES - BETH BARRETTO

Data 09/06/2013
Horário 10:21

Temporada de SOPAS


Tradicionais ou mais elaboradas, receitas incrementadas são uma saborosa maneira de espantar o frio. Diante de termômetros em baixa, nada como uma comida quentinha e reconfortante.

A sopa está arraigada à história de muitas civilizações. No Brasil, o prato introduzido pelos portugueses e reforçado pelos italianos está ligado diretamente ao inverno e, desde os tempos do Império, é conhecido como poderoso aliado de quem se recupera de gripes ou sente fraqueza. A mais conhecida é a canja, presença sempre certa na mesa do brasileiro.

Legumes, carnes, macarrão, frutos do mar, ervas e especiarias são alguns dos ingredientes mais usados.

 

 

Caldo de Mandioquinha com Camarão


 

Ingredientes: 500g de mandioquinha, 1,5l de água, 300g de camarão, ½ xícara (chá) de molho de tomate fresco, 3 dentes de alho, ½ cebola, 2 folhas de manjericão, azeite, sal, salsa e cebolinha a gosto.

 

Preparo: Cozinhe a mandioquinha, bata no liquidificador e reserve. Refogue o camarão no azeite com alho e cebola. Acrescente a mandioquinha batida e o molho de tomate. Deixe cozinhar por 10 minutos. Para finalizar, coloque salsa, cebolinha, manjericão e sal a gosto.

 

 

Creme de Abóbora com Especiarias


 

Ingredientes: 300g de abóbora descascada, 200g de batata, 50ml de leite de coco, 2 tabletes de caldo de galinha, 1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado, 4 dentes de alho, 200ml de leite, 100g de manteiga, 1 l de água, azeite, 1 colher (chá) de canela em pó, cardamomo e noz-moscada a gosto.

 

Preparo: Refogue a cebola e o alho na manteiga com um fio de azeite. Coloque a batata e a abóbora, adicione a água, o caldo de galinha, as especiarias e o leite de coco. Cozinhe por 30 minutos e acrescente o leite. Bata no liquidificador, coloque gengibre e sirva.

 

***Cardamomo: especiaria exótica, muito usada na Índia, país de onde se origina. Os árabes a introduziram na Europa, com a pimenta e o gengibre. Na Suécia, é usado na fabricação de frios, licores e doces. Seus grãos, que se encontram hoje nos supermercados, devem ser esmagados antes do uso, para desenvolver o aroma. Ele é um dos componentes básicos do curry indiano.

 

 

Carpaccio


 

Carpaccio, prato à base de carne crua, levou um tempo para ser aceito pelos brasileiros. Não fosse a dieta rigorosa imposta à condessa italiana Amalia Mocenigo o mundo talvez não conhecesse o sabor do carpaccio. Na deslumbrante Veneza, ela desafiou os cozinheiros a preparar uma carne que não fosse cozida, assada ou frita. E assim o prato foi criado e batizado de carpaccio numa homenagem ao pintor italiano renascentista Vittore Carpaccio, cuja cor predominante em suas obras era o vermelho vivo, com dourados, referência às cores usadas pela nobreza.

O carpaccio original e tradicional, é feito de filé mignon cru, cortado com faca em finas fatias e temperado com suco de limão, alcaparras, pimenta-do-reino , sal, molho inglês e azeite. Na receita mais conhecida o molho leva mostarda francesa do tipo Dijon. O parmesão, esfarelado, é polvilhado no prato.

 

Carpaccio Tradicional


 

Ingredientes: 100g de filé mignon, 2 colheres (sopa) de alcaparras picadas, 1 colher (sopa) de suco de limão, ½ colher (chá) de molho inglês,1 colher (chá) de mostarda Dijon, 4 colheres (sopa) de azeite, 1 pitada de pimenta-do-reino preta moída, sal a gosto.

 

Preparo: Corte o filé mignon com faca em fatias bem finas. Misture todos os ingredientes do molho numa tigela e bata com um fuet (batedor) ou garfo. Espalhe sobre o carpaccio. Jogue algumas alcaparras e queijo parmesão por cima.

 

 

Carpaccio com Molho de Ervas


 

Ingredientes: 100g de filé mignon, 50g de parmesão, 100g de folhas de manjericão, 3 dentes de alho, 50g de pignoles, 1 pitada de pimenta preta moída, 150ml de azeite, sal a gosto.

 

Preparo: Prepare a carne da mesma forma que na receita anterior. Bata os ingredientes do molho no liquidificador até formar uma pasta. Espalhe sobre o carpaccio e decore com orégano fresco e pignole.

 

 

nutrição

 

Aumento do ácido úrico (hiperuricemia)

 

Pessoas com este distúrbio têm dificuldade de eliminar o ácido úrico, produto final do metabolismo da purina, formado na quebra de proteínas, principalmente de origem animal.

Geralmente desenvolvem a gota, doença que lembra a artrite, pela ocorrência de dores nas articulações. Isto acontece pois quando está em grande quantidade no sangue tem facilidade de se depositar nos joelhos, tornozelos, calcanhares.

Pode estar associado à diabetes, uso abusivo de diuréticos e álcool, por exemplo. Além da gota também estão associados ao ácido úrico a artrite, cálculos renais, doenças renais e depósito de ácido úrico nos ossos (tofos).

Assim, para quem tem predisposição é preciso diminuir fatores como dietas inadequadas, álcool e medicamentos que possam diminuir a excreção de ácido úrico pelo rim.

Não se esqueça também de ingerir bastante água para ajudar a eliminar mais facilmente.

 

Alimentos que não devem ser ingeridos:

 

  • Alimentos ricos em purinas como as carnes e miúdos em geral (miolo, fígado, rins, coração, moela)

  • Alguns alimentos do mar, como sardinha, mexilhão, anchova, camarão, lagosta, ostra, caranguejo

  • Algumas aves, como pombo, ganso, peru, galinha, galeto

  • Carne de porco, embutidos, toucinho defumado, bacon

  • Caldos, pois quando as carnes são cozidas em água, o ácido úrico se difunde nos líquidos.

  • Feijão, lentilha, grão de bico, ervilha e grãos integrais

  • Frutas oleaginosas, como coco, nozes, castanhas, amêndoas, amendoim,

  • Alho - poró, aspargo, brócolis, cogumelo, espinafre.

  • Todos os grãos e sementes


 

Alimentos permitidos:

  • Leite e iogurte desnatados, queijos brancos

  • Ovos

  • Vegetais (exceto os acima)

  • Pães brancos e biscoitos de água e sal

  • Frutas em geral

  • Macarrão e arroz

  • Batata

  • Óleos vegetais (girassol, canola), em quantidade moderada. Em excesso, diminuem a eliminação de ácido úrico

  • Carnes magras, peito de frango e filé de pescada só uma porção/dia


 
Publicidade

Veja também