Dengue

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 09/02/2023
Horário 03:33

Em atualização divulgada na manhã desta segunda-feira (6) pela Vigilância Epidemiológica, Adamantina soma 216 casos de dengue. Ao todo, já foram 713 notificações desde o início do ano, 44 negativos e mais 67 aguardando resultado. As ações de combate ao mosquito transmissor do Aedes aegypti continuam em todo o município. A equipe do Departamento de Controle de Vetores está visitando as casas e promovendo a remoção dos criadouros, bem como a aplicação do inseticida que combate o mosquito já adulto. “Infelizmente, temos registrado mais uma vez muitos casos no município. Nossa equipe tem encontrado criadouros que são fáceis de serem identificados. Por isso, pedimos que a população colabore!”, pede a chefe do Controle de Vetores, Francine de Brito Alves.

DENGUE II
A Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz informou, nesta sexta-feira (3), os dados atualizados dos casos de dengue registrados no ano de 2023 no município. De acordo com informações da VEP, o total de infectados subiu de 187 para 293. Um aumento de 106 casos positivos. Outras 153 pessoas aguardam resultados de exames. Ainda segundo a Vigilância Epidemiológica, 44 pessoas tiveram sintomas da doença, mas os resultados foram negativos. Na quinta-feira (2) pela manhã foi informado pela Santa Casa que seis pessoas estavam internadas com a doença. Todos os pacientes são de Osvaldo Cruz.

CACHAÇA
Tradição brasileira, a cachaça é uma daquelas bebidas que arremata milhares de admiradores por todo o país. Quando feita artesanalmente e com receitas exclusivas, fica mais especial ainda. É o caso da moradora de Parapuã, Lívia Miziara Amigo. Sucesso no ramo, ela conquistou clientes de toda a região, capital e até fora do país. Lívia produz em sua fazenda cachaças puras ou adocicadas, elaboradas com frutas naturais e extratos artesanais. Entre as preferidas da marca batizada de Rainha do Itaúna, estão a de limão siciliano, mel e doce de leite.

INSPIRAÇÃO
Inspirada em seu bisavô libanês, que fazia licores e bebidas gaseificadas sem álcool, a parapuense reativou o alambique da fazenda e começou a testar e criar várias receitas com sabores exóticos, como tamarindo e maracujá. “O conservante do licor é o açúcar. Testei o teor alcoólico como conservante, elevando-o para manter os extratos da fruta, que são naturais e de época, de maneira que mantivessem o sabor e aroma”, conta. Inicialmente, Lívia presenteava os amigos nas datas especiais, como Natal e aniversários. Mas o sucesso foi tanto que ela montou uma cozinha industrial para trabalhar adequadamente e uma lojinha para expor os produtos.

ECOLOGICAMENTE CORRETA
Outro diferencial é a linha ecologicamente correta, com a reciclagem das garrafas – que passam por processo de lavagem por empresa especializada, depois indo para o forno por 150 graus por uma hora para só então serem reutilizadas – e rótulos com papel reciclável. “Sempre fui uma pessoa muito criativa e que gosta de aprender coisas novas. Trabalho com a área da gastronomia desde a época da escola, então, amo o que faço e uso somente produtos de qualidade”, conta. Acompanhe no instagram @rainhadoitauna.

FUTEBOL MÉDIO
Foi realizada na noite desta quinta-feira (2), nas dependências da Câmara Municipal de Lucélia, uma importante reunião com dirigentes de equipes de várias cidades da região, sobre a realização da primeira Copa Alta Paulista de Futebol Médio Veteranos, de Lucélia. Na oportunidade, o organizador da competição, Osvaldo da Silva, “Osvaldo Peixeiro”, apresentou o formato de disputa, o regulamento, a premiação e as exigências relacionadas à participação dos atletas, especialmente sobre as questões envolvendo a idade e o número permitido de jogadores inscritos por cada equipe. 

14 EQUIPES
Devem participar da competição 14 equipes, de várias cidades da região, que foram divididas em duas chaves, através de sorteio, sendo definidas como cabeças de chave o campeão e o vice da última edição do torneio de veteranos de Lucélia, realizado em 2022, sendo, os Veteranos de Parapuã, na chave A, e o Osvaldo Cruz FC, na chave B.

TERRA DE CRIAÇÃO
A empolgação pelo futebol médio é grande em Lucélia, pois ela foi a terra de criação dessa modalidade esportiva, com definição de regras, e tudo registrado em cartório.

FILOSOFANDO EM TROVAS
Como criança inocente,
Tinha as estrelas a olhar.
Sabe o que eu estava fazendo?
- Uma a uma a contar.
                                                   (José Costa)

Publicidade

Veja também