Depois de 5 anos de lei criada, PP institui Fundo Municipal do Idoso

Instrumento de captação de recursos para investimento em conselhos foi lançado ontem pela Secretaria de Assistência Social

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 05/10/2016
Horário 08:50
 

Presidente Prudente possui potencial de arrecadação de R$ 12 milhões para investimento em Conselhos Municipais da Criança e do Idoso, conforme anúncio feito no 20º Fórum Municipal do Idoso, promovido na manhã de ontem, no Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo. O evento abriu a Semana Municipal do Idoso, realizada pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e Coordenadoria Municipal do Idoso, e contou com o lançamento do Fundo Municipal do Idoso, instrumento de captação de recursos para aplicações em políticas públicas voltadas para a terceira idade.  De acordo com a titular da SAS, Maria Helena Veiga Silvestre, a iniciativa foi instituída em 2011, mas ainda não era uma realidade eficiente em Presidente Prudente.

Jornal O Imparcial Entre participantes do encontro, grupos de convivência do idoso marcaram presença

"Sendo assim, o Conselho Municipal do Idoso montou uma comissão para fazer o fundo funcionar. Hoje , estamos lançando a iniciativa, intitulada ‘Presidente Prudente Cidade Amiga do Idoso’, que visa conscientizar a população sobre o repasse de verba para o fundo", explica a secretária. Maria Helena esclarece que a contribuição pode ser feita por meio da declaração do imposto de renda. Desta forma, pessoas físicas podem colaborar realizando a dedução de até 6%, enquanto pessoas jurídicas, 1%. Ela aponta que a Sefin (Secretaria Municipal de Finanças) já fez a providência da abertura da conta e esta deverá ser viabilizada em até 15 dias. "O site da Prefeitura será atualizado com um banner, que ao ser clicado direciona o interessado para um link onde o boleto será gerado", acrescenta.

Maria Helena destaca que os valores arrecadados serão analisados e encaminhados para as entidades competentes conforme suas necessidades, a fim de implementar os serviços de atendimento ao idoso. A titular pontua que as SAS atende hoje 500 idosos na modalidade de proteção básica, por meio dos grupos de convivência; e 50 idosos na modalidade de proteção especial, através do Creas (Centro Especializado de Assistência Social). "Além disso, há o trabalho da Secretaria Municipal da Saúde, que oferta uma gama de atendimentos para toda a população idosa do município", frisa.

 

Semana do Idoso


Com o tema "É preciso manter-se vivo", a mobilização se estende até sábado e oferece uma série de atividades destinadas para a terceira idade e profissionais da área (veja box). Segundo o titular da Delegacia do Idoso, Arnaldo Gonini, o evento propõe, além do lançamento do Fundo Municipal do Idoso, a discussão sobre as necessidades deste público, a capacitação dos profissionais e o atendimento provido pelas ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos). Arnaldo enfatiza que a Delegacia do Idoso não atua apenas no registro de BOs (boletins de ocorrência), mas na fiscalização das instituições, com a finalidade de prestar orientações e impedir situações de abandono. "A Semana do Idoso busca conscientizar acerca do dever da comunidade para com a terceira idade, a fim de garantir os direitos da pessoa idosa, intensificar políticas públicas e pensar na sua qualidade de vida", salienta.

Para prestigiar a abertura da semana, estiveram presentes no evento membros dos Centros de Convivência do Idoso do Athia e FelizIdade, grupos Esperança e Alegria de Viver, Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Sudoeste, entre outros. Questionada sobre o que a mantém ativa, a pensionista Nilra Silva da Cruz, 78 anos, citou a coreografia e a ginástica. "Nunca fiquei parada. Até três anos atrás, eu jogava vôlei e praticava atletismo. Agora faço exercícios físicos e danço para melhorar a qualidade de vida, porque se eu parar, começa a atrofia", afirma. Membro do Grupo Alegria de Viver, ela diz que já coleciona quatro medalhas de ouro em virtude de suas apresentações de dança com o coletivo. "Ensaiamos semanalmente e depois nos apresentamos em competições. Fico com dó, porque paramos agora no fim do ano, mas, enquanto isso, continuo fazendo meus exercícios", comenta.

 

SERVIÇO


 

Hoje


1º Encontro das ILPIS de Presidente Prudente

Capacitação e treinamento de trabalho do Conselho Municipal do Idoso a ser preenchido pelas ILPIs

8h às 12h na Delegacia de Proteção ao Idoso de Presidente Prudente

 

Amanhã


Espetáculo Mamute da Cia do Mofo para idosos e seus familiares

19h no Sesc Thermas de Presidente Prudente

 

Sexta-feira


I Simpósio Integrado sobre Envelhecimento

8h às 16h no Hospital Regional de Presidente Prudente

Destaque para palestra de Douglas Crispim, coordenador da rede de cuidados paliativos do Hospital das Clínicas e consultor da Rede de Cuidados Continuados da Unimed Prudente, às 15h20, no auditório do HR

 

Sábado


Gincana entre grupos de idosos

8h às 12h no PUM (Parque de Uso Múltiplo)

 
Publicidade

Veja também