Desafios na vida de um atleta vão muito além das disputas

EDITORIAL -

Data 19/10/2022
Horário 04:15

Seguir uma carreira no esporte, independente de qual modalidade seja, não é nada fácil. Apesar de ser o sonho de muita gente quando criança, o glamour vivido pelos atletas de grandes equipes, times ou clubes não resume o trabalho de cada um, muito menos o talento que têm e os desafios que enfrentam para chegar onde estão. 
O começo, principalmente, é muito difícil. É normal ouvir muitos “nãos”. É bem comum perder e voltar das competições sem pódios, com mais uma experiência no currículo. Seguir uma modalidade esportiva exige bastante esforço e disciplina. Uma das grandes dificuldades é conseguir conciliar o estudo, emprego e família com os treinos.
Jovens que, sequer terminaram o ensino médio, testam seus limites encarando a pressão da torcida, a competitividade do jogo, da luta ou seja lá qual disputa for. Sem contar a responsabilidade de sair de casa e se tornar a principal fonte de sustento da família.
Como se não bastasse tudo isso, uma das maiores reclamações dos profissionais do esporte é a parte financeira, que é ainda mais complicada no início. Já que poucas pessoas conhecem suas habilidades e menos ainda arriscam investir no seu potencial. Faltam patrocínios. Os gastos são altos. Se o treino for longe de casa, por exemplo, ou surgir uma competição em outra cidade, dinheiro de passagem é o mínimo que se gasta.
Em Presidente Prudente e região, existem inúmeros jovens talentos que, em meio às dificuldades, vêm mostrando amor pelo que fazem e, o melhor, trazendo diversas conquistas. E merecem ser reconhecidos, valorizados. Um deles é o judoca e jiujiteiro, Lucas Porto Rodrigues, de Álvares Machado, dono de centenas de medalhas de ouro, prata, bronze, troféus, entre outras condecorações, que conta com o patrocínio do Grupo Matsuda, Colégio Aquarela e Laboratório Bio Lab.
Conforme divulgado na edição de hoje, o lutador segue com a venda de pizzas para conseguir pelo menos o dinheiro da passagem e realizar seu sonho, que é competir no Campeonato de Jiu-Jitsu em Paris, na França, em janeiro de 2023. Com a ajuda de amigos e familiares, cerca de 300 já foram vendidas. E todos podem colaborar, seja comprando, pegando talões para vender ou até mesmo patrocinando o jovem atleta. Todos os detalhes de como ajudar podem ser conferidos na matéria desta quarta.
O importante é não desistir. Atleta vive superando limites e, neste caso, não será diferente. Que o Lucas consiga vencer mais este desafio, rumo à Europa!
 

Publicidade

Veja também