Desenhista se dedica a pinturas digitais realistas

Com o auxílio da mesa digitalizadora, JCPuglisi desenha e pinta diretamente no computador, como se estivesse lidando com uma tela de pintura ou papel

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 08/09/2020
Horário 06:30
Cedida: Atriz Anne Hathaway é uma das famosas que JCPuglisi desenhou
Cedida: Atriz Anne Hathaway é uma das famosas que JCPuglisi desenhou

Por meio de uma mesa digitalizadora em conjunto com softwares de criação e edição, o ilustrador João Carlos Puglisi conhecido artisticamente por  JCPuglisi cria pinturas digitais realistas usando fotos como base.

Ele conta que o que faz não difere muito da pintura tradicional. Em uma tela de pintura ou papel apropriado, é necessário lidar com as tintas, encontrando cores, formas e tons. Com o auxílio da mesa digitalizadora, ele desenha e pinta diretamente no computador, como se estivesse lidando com uma tela de pintura ou papel.

JCPuglisi diz que o photoshop permite misturar tintas virtuais, entre outros recursos, que facilitam a criação de uma pintura, sendo que o fato de poder voltar uma “pincelada” ajuda bastante.

“Desde a implantação dos computadores digitais, por volta do ano de 1995 onde já era possível manipular imagens, eu já trabalhava em uma agência de propaganda e tive os primeiros contatos. Eu já era desenhista e isso facilitou a manipulação na tela do computador”, expõe JCPuglisi.

Ele explica que essas ferramentas, mesa digitalizadora [nada mais é que um tablet] e softwares, são muito utilizadas em projetos de propaganda para desenvolver anúncios, cartazes, revistas, jornais, etc. “Meu trabalho é durante maior parte do tempo nestas tarefas. Por ter já ter desde há muito o dom do desenho, também faço paralelamente trabalhos artísticos”, menciona o desenhista.

Várias são as facilidades da pintura digital

O artista comenta que a arte digital nem é percebida no dia a dia do público, apenas o trabalho artístico digital, como esses desenhos de fotos realísticas. “Em software temos dentre várias, como já mencionei, a facilidade de depois de usar um pincel para determinado traço se não ficar de nosso agrado, poder apagar aquela pincelada. Mas, existem outros benefícios no software que ajudam na utilização do dom do desenho como zoom, deslocar partes, clarear, escurecer, entre outros benefícios”, cita o desenhista.

JCPuglisi explica que a mesa digitalizadora é uma ferramenta com muitas novas opções aos artistas. E que apenas os mais tradicionais e apegados ao método clássico de pintar é que não aceitam.

“Os novos artistas que estão surgindo são totalmente digitais”, afirma.

 

“OS NOVOS ARTISTAS QUE ESTÃO SURGINDO SÃO TOTALMENTE DIGITAIS”

JCPuglisi

 

Fotos: Cedidas

 

 

Produção do desenho da bisneta Izabelly como presente de aniversário

 

JCPuglisi já era desenhista e isso facilitou a manipulação na tela do computador

Publicidade

Veja também