Desenvolve, Pontal

OPINIÃO - José Maurício O. Leme Jr.

Data 01/03/2022
Horário 04:30

Um movimento, um aperto, um sorriso. Não mais convivemos com essas atitudes. Somos digitais. Nesse novo mundo, os contatos pessoais ficaram apenas na WEB, e o que fazemos? Resgatar nossos princípios deve ser o primeiro ato da nova era, a era pós-digital em formato 0-1 (caracteres usados na linguagem digital).
O mundo tornou-se frio, e as relações foram para esse lado. Mas vou me concentrar no que a UEPP mais busca: o desenvolvimento regional. Como desenvolver e trazer novos empreendimentos para a região, se muito do que está acontecendo fica baseado em um click? É um desafio a mais que temos.
Os contatos não são mais presenciais, só acontecem nas plataformas virtuais e não temos mais a relação de empatia entre as partes. É mais rápido, menores são os custos, há evolução dos tempos e rapidez nas negociações. Isso trouxe uma nova forma, mas acredito que o olho no olho ainda é uma forma de tratativa da qual não podemos esquecer.
Alguns podem dizer: “vocês ficaram para trás, nós conseguimos!”. Realmente, vemos em nossa região muitos já estarem fazendo esses tipos de negociações com resultados promissores e lucrativos, mas não seria a hora de mostrar e ensinar? A grande parte da população não conhece e divulgar também incentiva.
Se não plantar a semente, a árvore não crescerá e não teremos o fruto e, consequentemente, novas sementes. É nosso dever fomentar os negócios, criar uma agenda proativa de empreendedorismo regional para que o nosso Pontal se desenvolva. 
Assuntos como melhorias no aeroporto (agora privatizado), rodovias e acessos com interligações, transparências nas contas públicas, regularização fundiária total... Estes são alguns dos nossos empenhos e desafios que teremos para que o “Desenvolve, Pontal/Pontal2030” saia do papel e torne-se uma plataforma de governança corporativa entre a sociedade e o poder público. Cabe a nós o desafio...

 

Publicidade

Veja também