Destinos com protagonismo sustentável

Destinos com protagonismo sustentável e imersos na natureza tornaram-se a porta de entrada para o ecoturismo. Segundo análise da MapBiomas, 59,7% do território nacional são cobertos por florestas. E de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esse espaço representa cerca de 500 milhões de hectares de vegetação nativa. Só a floresta amazônica responde por 334 milhões de hectares brasileiros ou 5% da superfície terrestre.  E ainda nem mencionamos o grande potencial dos 71 parques nacionais administrados pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que é pouco conhecido pelos turistas.

De acordo com a iStock, uma das principais plataformas de comércio eletrônico, que oferece imagens, vídeos e ilustrações, por meio do VisualGPS, sistema de pesquisa criativa, para 4 em cada 10 usuários latino-americanos o turismo sustentável é ainda mais importante agora do que antes da pandemia.

Com esse olhar de crescimento, as grandes empresas investem em ações ambientais. A sigla do momento é a ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance), ou seja, práticas e análises dos fatores sociais e ambientais das marcas. Um dos objetivos desses conceitos é contribuir com a proteção e conservação da biodiversidade, além do bem-estar das populações locais e cultura regional.

Para aqueles que buscam viajar para locais que atendam esses conceitos, e que estão localizados próximos à capital paulista, sugiro as praias do litoral, que possuem atividades para conhecer a natureza, contribuindo com a conservação de patrimônios naturais, sociais e culturais. Um exemplo disso é a Praia do Tombo (Guarujá), que recebeu pelo 9º ano o selo Bandeira Azul, prêmio internacional para praias, marinas e embarcações de turismo. Apenas nove destinos brasileiros receberam essa classificação, que conta com requisitos de segurança, educação ambiental, acessibilidade e preservação. Outra região que também é conhecida por sua divulgação ecológica é Itararé (SP), nomeada como “chapada paulista”. A cidade tem um cenário com cachoeiras, cavernas, paredões rochosos, cânions e muito mais.

Outros destinos que irão te surpreender são Bonito e Pantanal (MS), Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), Fernando de Noronha (PE), Aparados da Serra (SC), Lençóis Maranhenses (MA), Jalapão (TO), Parque Nacional do Itatiaia (RJ), Amazônia (AM), Praia de Pipa (RN) e Chapada das Mesas (MA).

Meu conselho é que desbrave os melhores destinos de ecoturismo nacional. E para organizar uma viagem ainda mais segura e tranquila, conte com o apoio de um agente de viagens. Assim você evita imprevistos e acessa informações mais confiáveis de hotéis, companhias aéreas, transfers e atrações turísticas. Além disso, ele vai preparar um trajeto personalizado para o seu perfil, considerando desde locais de aventura, vida noturna e natureza, com facilidades para esporte, praias, pet friendly, um espaço mais familiar ou até mesmo corporativo. Veja a lista de agências associadas à Abav-SP | Aviesp diretamente no www.abavspaviesp.com.br e aproveite!

 

 

Publicidade

Veja também