Detran retoma atividades

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 28/04/2021
Horário 04:14

Nesta semana o Detran (Departamento de Trânsito) retomou as atividades com atendimento através de agendamento pela internet, o que vai desafogar bastante o sistema que há meses está paralisado. Muitos proprietários de veículos devem procurar o órgão para colocar seus documentos em dia, e também as autoescolas reiniciaram suas atividades visando atender candidatos à renovação de CNH (Carteira Nacional de Habitação) e também os que buscam a aprendizagem para obter sua primeira habilitação.

VACINAÇÃO EM INDIANA
Até o fechamento desta coluna, o município de Indiana já tinha imunizado 1.481 pessoas, marca que deve aumentar nesta semana com a chegada de novo lote de vacinas, para atender primeira e segunda dose. Indiana caminha para 600 pessoas infectadas pela Covid-19, e já foram registradas nove mortes. 

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES
De acordo com orientações do Ministério da Saúde, são realizados dois tipos de exames para detecção da Covid-19, sendo importante que a população tenha conhecimento desses procedimentos. Um exame, o PCR, coletado do terceiro dia ao sétimo dia dos sintomas e o teste rápido, coletado a partir do 14º dia dos sintomas. As pessoas que se sentirem com qualquer sintoma estranho não devem se constranger ou ter vergonha, devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) imediatamente e expor o problema, enquanto está no início.

DENGUE TAMBÉM PREOCUPA
Com o avanço da Covid, muitos esqueceram dos cuidados que devem tomar com a dengue, que também é uma doença perigosa e pode levar a óbito. O transmissor da dengue pode estar no quintal e a qualquer momento infectar o morador e assim todas as famílias devem ficar alertas e cuidar da limpeza, evitando a formação de criadouros do mosquito. Depois de ser acometido pela doença, fica mais difícil e é necessário o atendimento médico. Então, a prevenção é o melhor caminho.

OBRAS DO PEDÁGIO
Estão bastante adiantadas as obras de construção do pedágio localizado na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), altura do km 446, na divisa dos municípios de Indiana e Martinópolis. Na semana passada foram colocadas as cabines, faltando ainda os demais equipamentos, mas a obra já ganha as feições de um pedágio, que para muitos motoristas já é um pesadelo e a curiosidade de todos é sobre os valores que serão cobrados. 

PREVENÇÃO AO CÂNCER
Foi grande o movimento de mulheres que compareceram para os exames de prevenção ao câncer de colo uterino, realizado pela Unidade Móvel da AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente) em Indiana. O ônibus permaneceu três dias estacionado em frente à UBS (Unidade Básica de Saúde), e com apoio das equipes de saúde do município, atendeu dezenas de mulheres, não só da área urbana, mas também da zona rural. 

REGENTE FEIJÓ
Os trabalhos foram retomados no prolongamento da Avenida Clemente Pereira, desde o Estádio Zé do Prato, até o portal que dá acesso a Indiana e à Rodovia Ângelo Rena. As obras permaneceram paralisadas por um bom tempo, porém, nos últimos dias, foram reiniciadas e, em breve, deve ocorrer a pavimentação, com alargamento da pista, beneficiando motoristas e os moradores daquela região. 

VACINAÇÃO  
O município de Regente Feijó, através de seu sistema de saúde, vem trabalhando intensamente no sentido de combater a Covid-19. Já foram vacinadas 4.538 pessoas e aguarda-se os novos lotes de vacinas para a sequência dos trabalhos de imunização. Em Martinópolis, foram imunizados 6.088 munícipes, considerando-se que alguns só tomaram a primeira dose, por enquanto.

LUIZ AMÉRICO FONTOLAN (CAVALO)
A população de Indiana está entristecida pela perda lamentável de um de seus filhos, Luiz Américo Fontolan, 52 anos, ex-vereador e ex-prefeito do município, filho de tradicional família pioneira de nossa cidade. Luiz Américo Fontolan, conhecido pelo apelido de “Cavalo” nos deixou repentinamente depois de um breve período de internamento por problemas cardíacos e também diagnosticado pela Covid. Sua esposa Cristiane Pires Fontolan é secretária de Saúde do município de Indiana. Nossas condolências aos seus familiares.

EM TEMPO
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. (Sócrates)

Publicidade

Veja também