Detran-SP autoriza realização de provas teóricas presenciais

Agendamentos voltam a ser feitos hoje nos portais do órgão e Poupatempo; já nos nos CFCs habilitados na categoria A, a partir do dia 8

Geral - DA REDAÇÃO

Data 03/09/2020
Horário 16:58
Reprodução - Agendamento já está disponível nos portais do Detran-SP e Poupatempo Reprodução - Agendamento já está disponível nos portais do Detran-SP e Poupatempo Imagem: Reprodução - Agendamento já está disponível nos portais do Detran-SP e Poupatempo

A partir de hoje, voltam a ser agendadas as provas teóricas presenciais nas unidades do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) e Poupatempo do interior. Também foi autorizada, pela primeira vez, a aplicação de provas teóricas em 1,1 mil CFCs (Centros de Formação de Condutores) habilitados na categoria A.  

"A abertura dos CFCs para os exames teóricos é inédita e visa agilizar o processo de habilitação e demais serviços com cronogramas impactados pela pandemia. A iniciativa, somada ao investimento do governo do Estado em tecnologia e inovação, aumenta nossa capacidade de atendimento e também agrega serviços aos Centros de Formação, gerando renda e preservando empregos", destaca o presidente do Detran-SP, Ernesto Mascellani Neto. 

Seguindo os critérios estabelecidos pelo Plano São Paulo, as unidades e CFCs poderão atuar dentro do limite de 30% da capacidade. Os agendamentos devem ser feitos nos portais do Detran-SP e Poupatempo. Nos CFCs, o agendamento é feito diretamente nos centros e pode ser realizado a partir do dia 8. 

Em junho, o governo estadual retomou, de forma gradual, as atividades dos CFCs com as aulas práticas. O processo agora se estende à realização dos exames teóricos, seguindo protocolos sanitários do Detran-SP debatidos com entidades que representam a categoria. Os locais de prova serão previamente higienizados, com equipamentos e pessoas mantendo o distanciamento adequado. 

Serviços digitais 

Além da retomada dos atendimentos presenciais, o Detran-SP segue investindo na ampliação dos serviços digitais, inovações que também trarão benefícios à população após o período de distanciamento social. Entre as ações realizadas pelo órgão, estão a entrega de 660 mil CRVs (Certificados de Registro do Veículo) via drive-thru, tanto para despachantes quanto para particulares, e delivery, com as postagens de 58 mil CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação), pelos Correios, para os endereços de cadastro dos cidadãos.  

Por meio dos serviços online, o Detran-SP ampliou em 48% as opções digitais para manter os atendimentos aos usuários. São 64 serviços disponíveis no portal (www.detran.sp.gov.br) que incluem a renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículo, consulta de multas e de pontuação na CNH, entre outros.  

Para permitir a realização de aulas teóricas remotas, foi implantado também um sistema de reconhecimento facial desenvolvido pela Prodesp (empresa de Tecnologia do Estado). "As ferramentas digitais viabilizaram a continuidade dos atendimentos mesmo com as limitações impostas pela pandemia. Tudo isso com segurança, possibilitando a identificação dos alunos para evitar fraudes. Somente em agosto deste ano, 31,7 mil alunos participaram das aulas online e foram realizados mais de 110 mil cadastros para a primeira habilitação", conclui o diretor-presidente do Detran-SP. 

Veja também