Dezembro

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da lagartixa e do lagarto

COLUNA - Sandro Villar

Data 03/12/2023
Horário 04:15

Dezembro, vem o Natal e vocês já podem pensar nos presentes que vão comprar para os parentes e os amigos. Pode ser uma lembrancinha para não passar em branco. Afinal, nos dias atuais, pobre enfia a mão no bolso e só tira os dedos, como dizia o Barão de Itararé. Presumo que a pessoa ficará contente mesmo recebendo uma lembrancinha. Quem é que sabe?

 Dezembro talvez seja o mês mais esperado do ano. Motivos não faltam, a começar pelas festas do Amigo Secreto nas empresas. O evento também é chamado de Amigo Oculto. Ou seria inimigo oculto, hein? Vamos ser sinceros: nem sempre nessas festas os funcionários "tiram" as pessoas que mais gostam. Ou amam. Sinceramente nunca tive preferência por alguém para presentear no Amigo Secreto. Na condição de humanista, todos são meus irmãos e não tenho afetos particulares. Coisas da vida, dona Cida.

 Além do Amigo Secreto, outras festas "marcam" dezembro e, no fim do mês, há o Natal e o Réveillon. Em outros tempos menos bicudos o Natal era chamado de a festa máxima da Cristandade. Ainda continua sendo uma festa máxima. E o peru de Natal? Nem todo mundo come peru no Natal e em nenhuma outra época do ano. O preço do peru está mais alto do que pescoço de girafa.

 Faça um esforço e não deixe de assar um peruzinho. Ou já compre assado. Dizem que as pessoas depressivas ficam ainda mais depressivas quando chega o fim do ano. Vai ver a tristeza aumenta porque os depressivos nem sempre se juntam com amigos e familiares no Natal e no Ano Novo. Às vezes, penso que o Natal já não é mais o mesmo de outros tempos e, como diria Machado de Assis, mudou o Natal ou mudei eu?


DROPS

Felicidade é brinquedo que Papai Noel não tem.

(Assis Valente na marcha "Boas Festas")


Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel.

(Assis Valente na mesma canção)


Só para lembrar: o Natal é de Cristo e não do Papai Noel.


Dezembro, mês das comprar e, assim, cuidado com o 13º salário. A dupla IPVA e IPTU te espera.


Vai construir ou reformar?

Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio: 3907-7500 e 99132-0716. Casa das Tintas, um mundo de cores. Av. Ana Jacinta, 1.663.

 

Publicidade

Veja também