Dezembro chegou!

OPINIÃO - Fernanda Bagli

Data 03/12/2021
Horário 05:00

Os gastos aumentam no final de ano. Festas, comemorações em família e com amigos, confraternização no trabalho, férias, Natal e compras... Um período de muitos gastos e que é necessária uma atenção maior com as finanças. Em tempos de imprevisibilidade econômica e financeira, alta nos preços, inflação, o planejamento se torna fundamental e continua sendo a melhor forma de otimização de gastos.
Sabemos que, no final do ano, boa parte dos trabalhadores recebe o 13º salário, férias, bônus, participação nos resultados da empresa. Utilize esse dinheiro com sabedoria. Se houver dívidas e compromissos financeiros em aberto, quite-os. Ainda, utilize esses valores extras para pagamento de compras à vista e, se sobrar, guarde para as contas de início do ano, como: IPVA, IPTU, despesas extras com férias e despesas escolares. 
Falando em compras, uma dica é: antecipe suas compras e não deixe para última hora! Geralmente, os preços ficam mais caros e as lojas cheias, as opções ficam reduzidas e se a compra for online, há riscos de não chegar a tempo. Pesquise preços e utilize sites e aplicativos que possibilitem comparar os preços! Devido à disponibilidade e variedade de marcas, alguns produtos apresentam uma considerável diferença de preços. Pensando nas compras de presentes, tenha consciência do valor total que você tem disponível para gastar e determine um limite de gastos.
Ah, janeiro está chegando, organize-se! Se o objetivo é não se endividar no final do ano e começar 2022 no “azul”, algumas atitudes são fundamentais para passar pelo final de ano com saúde financeira e, ainda, iniciar o novo ano com boas perspectivas!
É possível economizar, ter boas festas, aproveitar o Natal e ano novo e ainda controlar as finanças para começar 2022 sem dívidas.
Boas festas com organização e planejamento – que 2022 seja um ano de prosperidade, otimismo, esperança e sonhos!

 

Publicidade

Veja também