Dezembro deve ter chuvas acima da normalidade na região

Previsão já vale a partir deste fim de semana, com volumes de 70 mm a 90 mm até terça; durante mês, população pode aguardar temperaturas máximas sempre acima de 30 °C e noites quentes

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 02/12/2022
Horário 13:58
Foto: Arquivo
Volume de chuva acumulada previsto na região até dia 31 varia de 200 mm a 250 mm
Volume de chuva acumulada previsto na região até dia 31 varia de 200 mm a 250 mm

Dezembro deve ter chuvas acima da normalidade no oeste paulista, apontam modelos de previsão do Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

De acordo com o responsável pela estação meteorológica da universidade, Alexandrius de Moraes Barbosa, o volume de chuva acumulada previsto na região até dia 31 varia de 200 mm a 250 mm, sendo que o habitual para o mês é de algo próximo a 200 mm.

A previsão já vale a partir deste fim de semana: volumes entre 70 mm e 90 mm são esperados na região até terça-feira. Conforme o especialista, as chuvas podem vir acompanhadas de tempestades e granizo.

Alexandrius acrescenta que, após alguns meses, a temperatura volta a ficar dentro da normalidade nesta parte do oeste paulista, com mínimas próximas a 23 °C, máximas sempre acimas de 30 °C e noites quentes.

Balanço de novembro

Conforme os modelos de previsão do centro de monitoramento indicavam, o mês de novembro chegou ao fim com chuvas abaixo do convencional na região.

Na estação meteorológica da Unoeste, localizada em Presidente Prudente, choveu 45 mm, valor que representa 28% do normal para o mês (159 mm).

“Tal situação causou alguns prejuízos no campo, como redução no desenvolvimento das culturas instaladas em outubro, falha de estande e atraso nas semeaduras programadas para novembro”, pondera Alexandrius.

Conforme o especialista, o mês de dezembro traz, portanto, prognóstico mais otimista aos produtores.

Publicidade

Veja também