Dia do Desafio estimula hábitos saudáveis

Além disso, quer alertar sobre a importância em manter uma vida saudável através de algum exercício, ao menos 15 minutos por dia.

Esportes - Rogério Lopes

Data 29/05/2014
Horário 10:23
 

O frio não assustou os amantes do esporte, que se prontificaram, logo pela manhã, a realizar diversas atividades físicas durante a 20ª edição do Dia do Desafio, realizada ontem. Na região de Presidente Prudente, dezenas de pessoas pararam por 15 minutos para fazer algum exercício e participar do evento. Ao todo, 49 municípios da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, mais as cidades de Paraguaçu Paulista, Quatá e João Ramalho, onde circula regularmente O Imparcial, desenvolveram ações ao longo do dia.

O Dia do Desafio é uma competição amigável, que visa despertar o interesse das pessoas, de todas as idades, para a prática da atividade física. Além disso, quer alertar sobre a importância em manter uma vida saudável através de algum exercício, ao menos 15 minutos por dia.

O evento é coordenado por representantes do Sesc (Serviço Social do Comércio), que circularam por Prudente levando momentos de animação, risos, e aquecendo o clima frio através do esporte. Já no início da manhã, cerca de 50 crianças participaram de atrações na sede do Sesc Thermas.

A estagiária da área de educação física do Sesc Thermas, Flaviane Poleto Oliveira, auxiliar do evento, explica que o objetivo principal é conscientizar todos sobre os benefícios do esporte. "Queremos mostrar, neste dia, o quanto é saudável fazer uma atividade. Mesmo na correria do dia a dia as pessoas podem realizar algo e movimentar o corpo, deixar o sedentarismo", explica.

Para a secretária Marcela Almodova, 33, que trabalha na Secretaria Municipal de Assistência Social de Prudente, o Dia do Desafio é uma oportunidade de proporcionar "algo diferente" entre os colegas de trabalho. "São minutos de descontração, todos se envolvem e acabam fazendo os exercícios", lembra.

Já a gestora municipal do Programa Bolsa Família, Camila Silva dos Santos, 36, afirma que é indispensável adotar uma modalidade de esporte na rotina de vida. "Eu corro três vezes por semana e sinto que esta iniciativa trouxe grande diferença para minha saúde", conta. Ela ressalta que todos deveriam se preparar para chegar à fase idosa com saúde física. "É preciso pensar no futuro, preparar o corpo e a mente, e o esporte propicia isto", conclui.

 

Adesões


Também participaram de ações escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, empresas, entidades, comércio e Santa Casa de Misericórdia de Prudente. As gerências de Adamantina, Assis, Prudente e Tupã da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e o Parque Shopping Prudente, em parceria com a Corpo e Mente Academia, da mesma forma, aderiram. As ações em Prudente tiveram apoio da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp).

O Parque Ecológico da Cidade da Criança também aderiu ao projeto. Cerca de 150 pessoas, entre funcionários do complexo turístico e alunos do Projeto Aquarela se reuniram no palco do parque, participaram de atividades físicas e recreativas. Atividades também foram promovidas na Praça Nove de Julho, no Terminal Rodoviário Comendador José Lemes Soares, na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), na Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) e na cidade de Presidente Venceslau.

 

Disputa amigável


Assim como ocorreu nos anos anteriores, Prudente entrou no desafio com foco na vitória. O município compete contra a cidade de Puerto Montt, do Chile. Com atividades variadas, os organizadores não mediram esforços para inserir os cerca de 210 mil habitantes de Prudente na disputa. Já o trabalho de Puerto Montt foi convencer sua população de 155.895 a deixar o sedentarismo e "cair" no esporte.

O Dia do Desafio é coordenado pelo Sesc desde 1995. Surgiu em 1980, no Canadá, e consiste em uma competição amigável entre as cidades participantes, definidas através de sorteio. É uma iniciativa da Tafisa (The Association For International Sport for All), conta com o apoio da Isca (International Sport and Culture Association) e da Unesco. Os resultados da ação serão divulgados, em breve, pelo site http://ww2.sescsp.org.br/diadodesafio/.
Publicidade

Veja também