Dia do Soldado celebra o trabalho dos heróis que se dedicam a salvar vidas

Data faz referência a Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 25/08/2020
Horário 10:58
Polícia Militar - Instituição de São Paulo é uma das instituições de segurança mais antigas do país
Polícia Militar - Instituição de São Paulo é uma das instituições de segurança mais antigas do país

O dia 25 de agosto é dedicado no Brasil para homenagear os homens e mulheres que entregam suas vidas na proteção da sociedade. A data, que marca o nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, celebra o Dia do Soldado, em reconhecimento à coragem, o civismo, o patriotismo e a honra de todos os que atuam no combate ao crime e lutam pela segurança das pessoas.

Duque de Caxias, que também é patrono do Exército Brasileiro, ficou conhecido na história do país como “O Pacificador” e “O Duque de Ferro”, por sua atuação no comando de forças militares em defesa da unidade nacional no século 19.

Seus feitos representam os princípios fundamentais das instituições de segurança e sua biografia traduz os valores éticos que caracterizam a conduta dos militares a serviço da nação.  

A PMESP (Polícia Militar do Estado de São Paulo), maior força pública brasileira e uma das instituições de segurança mais antigas do país, foi criada em 1831 sob os mesmos conceitos, e mantém vivos os ideais de Duque de Caxias em seus cerca de 90 mil integrantes.

São todos soldados a serviço dos paulistas, associados na missão de proteger a população, fazer cumprir as leis, combater o crime e manter a ordem.

“É um orgulho imenso fazer parte dessa história e servir os paulistas ao lado desses bravos homens e mulheres da Polícia Militar de São Paulo. Em nome deles estendo minha homenagem a todos os soldados paulistas e brasileiros", reforça o secretário de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.

Na região de Presidente Prudente, o CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior) reuniu militares na manhã de hoje em respeito à celebração. Na ocasião, o coronel-PM Flávio de Oliveira Martinez, comandante do Comando, fez as honras.

42º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), em Presidente Venceslau, também realizou uma homenagem em alusão à data.

A solenidade contou com a apresentação da tropa formada pelo major PM Alexsander Ribeiro, oportunidade em que houve o hasteamento da Bandeira Nacional, bem como a leitura da "Ordem do Dia".

"O soldado da Polícia Militar nunca descansa na nobre missão de guardar seu povo", salienta o batalhão.

Solenidade em Presidente Venceslau contou com hasteamento da Bandeira Nacional

Princípios e valores

Os princípios e os valores que regem a profissão de Policial Militar em São Paulo se inspiram em exemplos como os de Duque de Caxias e estão resumidos no artigo 6º do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar:

  • Artigo 6º - A deontologia policial-militar é constituída pelos valores e deveres éticos, traduzidos em normas de conduta, que se impõem para que o exercício da profissão policial-militar atinja plenamente os ideais de realização do bem comum, mediante a preservação da ordem pública.
  • § 1º - Aplicada aos componentes da Polícia Militar, independentemente de posto ou graduação, a deontologia policial-militar reúne valores úteis e lógicos a valores espirituais superiores, destinados a elevar a profissão policial-militar à condição de missão.
  • § 2º - O militar do Estado prestará compromisso de honra, em caráter solene, afirmando a consciente aceitação dos valores e deveres policiais-militares e a firme disposição de bem cumpri-los.

Esses conceitos definem a instituição Polícia Militar do Estado de São Paulo e determinam os fundamentos da atuação dos milhares de soldados que fizeram e fazem parte de sua história.

Publicidade

Veja também