Dia do Voluntariado celebra quem dedica vida a fazer o bem

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 30/08/2018
Horário 08:15

“Nosso carinho e homenagem a todos que dedicam a vida a fazer o bem”, destacou o presidente do Hospital Regional do Câncer, Antonio da Cunha Braga, na abertura da cerimônia que comemorou o dia do Voluntariado, ontem, no auditório do HRCPP. A cerimônia contou com as presenças de gestores, funcionários, voluntários e pacientes do hospital.

Para simbolizar todos voluntários atuais, Antonio da Cunha Braga escolheu dona Maria Auxiliadora Freitas Constantino, que destacou como “a primeira voluntária do HRCPP” ao lado de Bernardete Querubim, que também foi convidada e não pode comparecer por encontrar-se em viagem. “Foram elas duas que fizeram a primeira doação, lançando o projeto idealizado por Antonio Sérgio Querubim, realizaram os primeiros trabalhos e plantaram a semente que hoje está rendendo frutos”, assinalou Braga referindo-se ao hospital de 15 mil m², que já presta serviços ambulatoriais, exames, quimioterapia e radioterapia e até o final do ano estará em pleno funcionamento, oferecendo internações e cirurgias.

“Vocês são anjos vestidos de rosa, branco e azul, e realizam curas todos os dias”, enalteceu Emilia Sumiko Ramos, gerente do Departamento de Acolhimento do HRCP, referindo-se ao carinho e a atenção dos voluntários no atendimento aos pacientes do hospital.

Emocionada, Marli Morya, gerente hospitalar também usou uma analogia para destacar o trabalho dos voluntários: “Vocês são a água na nossa sementinha, todo dia, e na dos pacientes mais que isso, água, adubo... muito obrigado!”.

Dona Maria Auxiliadora Freitas Constantino, contou sua história como voluntária desde o tempo em que era professora primária em Patrocínio. “Quantas vezes em nossas vidas temos a oportunidade de refletir sobre o que fizemos. Hoje eu volto à minha vida em Minas Gerais, nos anos 50, relembrando os valores que recebi dos meus pais”.

Artur Baratela, presidente da AAPC (Associação de Apoio aos Portadores de Câncer), também compareceu à cerimônia para homenagear os voluntários, e disse: “Estamos muito felizes com vocês, com o que está acontecendo hoje com o Hospital do Câncer e com a Associação de Apoio ao Portador de Câncer”.

A cerimônia foi encerrada com uma palestra da assistente social Madalena Ortega sobre o Dia do Voluntário. “A nossa trajetória não se faz sozinha. Não colhemos flores se alguém não preparou o caminho para a gente. Nós temos o dever de estar ao lado de alguém que precisa de nós. Voluntários são transformadores sociais! Esse hospital é uma glória!”, foram algumas de suas reflexões sobre o tema.

Bom dia

"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."

Abraham Lincoln

Comerciante do ano

Há 60 anos, a Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) elege o Comerciante Símbolo do Ano. A iniciativa, que ganhou a parceria do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente), segue prestando justa homenagem a homens e mulheres que se destacam na atividade comercial. A Comerciante Símbolo de 2018 é Antônia Jacinto Bergamo, da Prudenpinhos. Em torno dela se realiza a tradicional cerimônia de premiação na noite desta sexta-feira.

Ano especial

Instituído pela Associação Comercial para destacar o Comerciante Símbolo do ano, o prêmio teve sua primeira edição em 1958. Neste ano em que chega a 60ª edição, também a Prudenpinhos, empresa da homenageada, comemora o Jubileu de Diamante pelos 60 anos de atividades. “Isso torna o evento deste ano ainda mais especial”, diz o presidente da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro.

Melhor do Brasil

O barbeiro José Vítor Oliveira Cruz, de Prudente recebeu o Troféu Navalha de Ouro 2018. O prêmio, considerado o Oscar dos barbeiros aconteceu em Campinas, no dia 22 de agosto, onde os melhores barbeiros do Brasil estiveram frente a frente para a maior premiação da categoria. José Vitor foi indicado à estatueta mais cobiçada entre os profissionais da área pelo trabalho desenvolvido em técnicas avançadas de corte masculino.

Mestre Barbeiro

José Vítor Oliveira Cruz, 23 anos, detentor do Troféu Navalha de Ouro 2018, exerce a profissão há 4 anos. Diz que sempre foi um apaixonado pela barbearia clássica. Hoje é “Mestre Barbeiro” pelo grau de técnicas avançadas de barbearia, professor de 40 alunos. Seu sonho agora é abrir o Instituto Barba Negra, para ensinar sua técnica a alunos de todo Brasil. Barba Negra, a barbearia de José Victor, Barba Negra, fica na Rua Cristo Redentor, 141, Jardim Caiçara, perto do campus I da Unoeste.

Diferença

Barbeiros são profissionais que lidam exclusivamente com o público masculino, já os cabeleireiros trabalham com o público feminino.

Em alta

Amado em várias partes do Brasil, o cearense Wesley Safadão anunciou na conta do Instagram em clima de comemoração que agora é o cantor mais seguido do Brasil na rede social. A marca foi bastante elogiada pelos fãs. Com mais de 17 milhões de seguidores, Wesley conseguiu desbancar Luan Santana, que tem 16,9 milhões. Ele estará na Expo Prudente 2018, dia 13 de setembro.

Qualidade

Os 70 touros Nelore P.O. que serão colocados à venda pelo Condomínio Farhan Buchalla, sábado, no Leilão Pagador 2018 , na abertura da 55ª Expo Prudente foram avaliados pela Avante Consultoria, de Irineu Gonçalves Filho e Valdecir Marim Jr.

Confirmado

Alisson Andrade, da ABCZ, estará sábado no Leilão Pagador 2018, no tattersal da Expo Prudente, para falar sobre ganho de peso e classificação dos animais!

HOMENAGEADA A empresária Antônia Jacinto Bergamo, da Prudenpinhos, receberá o título de Comerciante Símbolo do ano

Foto: Cristina Kazumi Teranishi Teranishi

TAPETE VERMELHO José Victor e a esposa Thielly Azevedo, na festa em que ele recebeu o Troféu Navalha de Ouro 2018

Como ser voluntário

Para ser voluntário basta ter mais de 18 anos, ter disponibilidade de meio período uma vez por semana, e preencher uma ficha de inscrição no site do hospital (www.hrcpp.org.br )

Analfabetos funcionais

Você sabia que três em cada dez brasileiros são analfabetos funcionais? Essa conclusão é do Inaf (Indicador do Alfabetismo Funcional) 2018. A pesquisa entrevistou mais de dois mil jovens e adultos de 15 a 64 anos. Desse total, 29% (cerca de 38 milhões de pessoas) têm dificuldade de entender ou se expressar por meio de letras e números em situações cotidianas.

Desenvolvedores do Google

A Fundação Inova Prudente já abre o mês com novidade. É que neste sábado, a instituição sedia o primeiro Meetup Google Developer Group, em tradução livre, Encontro do Grupo de Desenvolvedores do Google. O evento será das 18h30 às 22h.

Conforme explica o organizador e apresentador do meetup, João Cunha, o GDG (Google Developer Group) é uma comunidade de desenvolvedores entusiastas de tecnologias Google, como Android, Angular, TensorFlow, Golang, entre outras. “Essa primeira edição é para ser mais impactante, para dar um boom na região e depois verticalizarmos e distribuir em edições menores com tópicos mais específicos”, explica.

 

RAPIDINHAS

...

Empreendedor é um eterno otimista. Para ele, no final, tudo dá certo. Se não deu, é porque ainda não chegou ao final!

...

Vem aí a 11ª Festa da Pizza do Lar Santa Filomena, dia 22 de setembro.

...

Voto útil: Presidente Prudente e região perdem muitos recursos da União, que vão para outras cidades, por não ter um deputado federal.

...

Dica de Leila Cordeiro Penso, da agência Companhia de Viagem: “Viaje o quanto puder e aproveite cada momento!”

...

Ponto final: A vida não tem pena de quem não luta.

 

Publicidade

Veja também