Dia dos catequistas!

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 29/08/2021
Horário 08:07

Encerramos o mês vocacional celebrando e rendendo louvores a Deus pelo dom da vida e vocação dos catequistas. Muitos de nós somos cristãos hoje, graças ao anúncio do Evangelho e testemunho de nossos catequistas. Vocês são incansáveis na comunicação da Palavra de Deus. Ser catequista é colaborar na obra divina a partir de um chamado de Deus. Sua vocação foi gestada no coração do Senhor. Vocês anunciam a outros corações a Palavra de Vida: O próprio Jesus. Dom Eugênio Rixen nos ajuda a pensar nas dificuldades que muitas vezes enfrentam: “Sabemos das dificuldades que enfrenta para realizar a sua missão, mesmo assim, teimosa e dedicadamente, prossegue neste peregrinar de partilha, de despojamento e aprendizagens”. Elevo uma prece de gratidão a Deus, em nome de nossa Diocese, por você catequista que marcha para conquistar uma comunidade que viva em torno da Palavra de Deus. Além de sua vida, agradeço a Deus pelo seu dinamismo e ações catequéticas que impulsionam o avanço do Evangelho. Não basta crer. É preciso crer bem. De preferência crer com fé cristã católica! E vocês lutam para que essa realidade aconteça. Nossa catequese deseja ser um caminho que leve as crianças, adolescentes, jovens e adultos a encontrarem a comunidade cristã. E, com a comunidade, chegarem a uma verdadeira experiência de vida pautada no Amor. Que a catequese continue a contribuir para criar o apetite das coisas de Deus e o amor à Igreja. A catequese é daquelas atividades que fazem parte da vida e que exigem esforço e empenho. É uma atividade trabalhosa, mas altamente recompensadora. Ser catequista é preparar vários terrenos, tirar as pedras, adubar, cercar, proteger. Por vezes fazer de conta que não sente as furadas dos espinhos das roseiras, pois é uma pena necessária para contemplar a bela rosa que é a graça de Deus na vida humana. Ser catequista não é um estado, é existir como tal, ultrapassando assim, as paredes das salas de reuniões, dos templos onde acontecem as celebrações eucarísticas e ser testemunho de vida no meio do povo. Ser catequista é ser jardineiro de gente!  (Autor: padre Rafael Moreira Campos).

MINI SERMÃO:
22º Domingo do Tempo Comum (Mc 7,1-8.14-15.21-23)
Chega de hipocrisia! Muitas vezes nossos lábios não combinam com nosso coração. Nossa verdadeira religião deveria ser a coerência de vida! Lei não pode ser um fardo. O que Jesus fala, Ele vive! Jesus não é contraditório. Sua pregação é condizente com Seu modo de vida. O que Jesus quer de nós? Apenas nossa fidelidade ao Seu ensinamento maior: Amem! Ele quer nossa coerência! A única coisa que Jesus deseja destruir é nossa hipocrisia. Se falta Amor, tudo é vão e inútil. (Autor: padre Rafael Moreira Campos).

AGENDA PAROQUIAL: Paróquia São João Batista – Pirapozinho.
Missas:
Sábado às 19h30 – Igreja Matriz;     
Domingo às 07h, 10h e 19h – Igreja Matriz | às 08h30 – Capela São Francisco de Assis | às 10h – Capela N. Sra. das Dores.

MENSAGEM DO PAPA:
A reação de Jesus é severa porque o que está em questão é importante: trata-se da verdade da relação entre o homem e Deus, da autenticidade da vida religiosa. O hipócrita é um mentiroso, não é autêntico. Também hoje o Senhor nos convida a evitar o perigo de dar mais importância à forma do que à substância. Exorta-nos a reconhecer, sempre de novo, aquele que é o verdadeiro centro da experiência de fé, ou seja, o amor de Deus e o amor do próximo, purificando-a da hipocrisia do legalismo e do ritualismo. Façamos um exame de consciência para ver como acolhemos a Palavra de Deus. Aos domingos ouvimo-la na Missa. Se a ouvirmos de maneira distraída ou superficial, ela não nos servirá muito. Ao contrário, devemos acolher a Palavra com mente e coração abertos, como um terreno bom, de maneira que seja assimilada e dê fruto na vida concreta. Jesus diz que a Palavra de Deus é como o grão, é uma semente que deve crescer nas obras concretas. Assim a própria Palavra purifica o nosso coração e as nossas ações, e a nossa relação com Deus e com os demais é libertada da hipocrisia. (Fonte: www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2018)

Padre Rafael Moreira Campos
Vigário da Paróquia São João Batista – Pirapozinho/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @padrerafaelmoreira
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000

Publicidade

Veja também