Dia Mundial da Limpeza: Rede Amor e Esperança promove Passeio Ciclístico

Adeptos das bikes se encontrarão na Toledo, de onde sairão pela estrada atrás do Sesi da Vila Furquim até o Bairro Sete Copas, num trajeto de 7,1 km 

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 16/09/2023
Horário 06:13
Foto: Reprodução / Instagram
Rede Amor e Esperança promove passeio ciclístico em outras ações 
Rede Amor e Esperança promove passeio ciclístico em outras ações 

O Pedal da Limpeza integra ações da programação do Dia Mundial da Limpeza, encabeçado pela Rede Amor e Esperança, em Presidente Prudente, neste sábado, das 8h às ao meio-dia, no bairro Sete Copas, atrás do Sesi (Serviço Social da Indústria) da Vila Furquim. Segundo o presidente da associação, Eudes Elias, um convite aberto foi feito a toda a população que usa as estradas da cidade e região como um momento de lazer ou para a prática de esportes, e que se depara constantemente com a degradação ambiental.

“Nosso ponto de encontro será no Centro Universitário Toledo às 8h, e às 8h30 partimos para realizar a ação de limpeza que fica bem no comecinho da estrada. Logo após faremos um percurso de 7,1 km [quilômetros] até a ponte recém-construída que liga Prudente a Indiana, no Sete Copas”, expõe Eudes.

Nesse local, conforme detalha, farão o lançamento das bombas de sementes para contribuir com o reflorestamento da localidade. “E como proteção da ponte, porque as árvores têm esse papel também de segurar, dar sustentação quando tem a terra. A participação dessa galera no evento é importante porque são pessoas que no dia a dia, aos finais de semana, vão passear, pedalar e sempre encontram muito lixo descartado às margens das estradas e se incomodam com esse comportamento negativo”, salienta.

Ele pontua que juntos é possível fortalecer o movimento e dar um basta ao descarte irregular de lixo. “A gente faz de tudo para conscientizar a população do quanto é prejudicial jogar lixo, resíduos de forma incorreta no meio de estradas, nas ruas, em terrenos baldios. Ajudar a manter a cidade limpa trás benefícios a elas mesma”, destaca o presidente da Rede Amor e Esperança. 

SAIBA MAIS
Para quem desconhece, como já publicado neste jornal, as bombas de sementes é uma técnica de plantio criada por um agricultor japonês de nome Masanobu Fukuoka, na década de 70, e atualmente é utilizada para o reflorestamento, principalmente de grandes áreas degradadas de difícil acesso. 

Composta por argila, substrato e sementes, podem ser facilmente produzidas e lançadas em lugares degradados, ficando as sementinhas protegidas de possíveis predadores até que a chuva a dissolva e mantenha a semente úmida promovendo assim a germinação. O substrato é útil para nutrir a planta nos seus primeiros dias de vida. Contudo, vale lembrar que é preciso cuidado quando for produzi-las e coletar somente sementes de árvores nativas da região para evitar o desequilíbrio da fauna.

Cedida

Voluntários da associação estão sempre em ação por toda a cidade

Publicidade

Veja também