Dia Mundial da Saúde

OPINIÃO - Luiz Kazuo Komoda

Data 05/04/2018
Horário 10:42

Dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde. Em 17 de março, sábado, foi realizada a Feira de Saúde na quadra de esportes do Conjunto Habitacional Brasil Novo, pela IASD (Igreja Adventista do Sétimo Dia), em Presidente Prudente. Em mesas, os voluntários aferiram peso, altura, índice de gordura, capacidade pulmonar, glicemia, idade biológica, etc, e orientaram sobre os oito remédios naturais. São eles:

Ar puro. Mantenha casa e ambiente de trabalho bem ventilados, com as janelas abertas na maior parte do tempo. O doente acamado se recupera mais rápido. Ventile o quarto durante toda a noite, mesmo que esteja frio e tenha que usar um agasalho. Evite inseticidas, fumaça de cigarros, aromatizantes químicos, incensos, etc. Atividade física. Faça pelo menos 30 minutos por dia, mínimo de três vezes semanais. Mas três sessões de dez minutos proporcionam os mesmos benefícios que uma sessão de meia hora. Consulte um médico e faça um plano: leve em conta frequência, intensidade, tempo e tipo de atividade física.

Água. Tome água potável regularmente. Não substitua por sucos, refrigerantes ou qualquer outro tipo de líquido. Água pura é o melhor líquido por dentro e por fora do nosso corpo. Boa alimentação. Uma alimentação saudável evita alimentos prejudiciais (chá, café, mates, álcool, fumo, refrigerantes, alimentos refinados ou processados industrialmente – com químicas, açúcar, muito sal e óleo) e usa com moderação os alimentos benéficos (vegetariano natural e integral, frutas, verduras, legumes, oleoginosas). Varie os alimentos, fazendo um prato colorido. Use pouco sal, evite frituras. Adote os princípios: variedade, qualidade, moderação e abstinência.

Luz solar. Se necessário, remova cortinas, abra as janelas, suspenda persianas para os raios de sol entrar nos ambientes. Se você não tem pele sensível nem toma medicamentos que causam fotossensibilidade, tome de 15 a 20 minutos de sol por dia entre as 10h e às 15h, nos braços e pernas, sem protetor solar. Potencialize com exercício físico e ar puro. Se você é mais sensível, tome sol antes das 10h e depois das 15h. Temperança. É vida equilibrada no trabalho, no lazer e nas relações pessoais. Abandone álcool, fumo, maconha, cocaína e outras drogas. Use os remédios naturais de Deus. Evite sobrecarga de trabalho e estudos, principalmente depois de um dia de muitas atividades. Não exagere no tempo de lazer. Até práticas saudáveis devem ser feitas com moderação: atividade física, alimentação, ingestão de água, etc.

Confiança em Deus. Para uma saúde integral de qualidade é imprescindível uma religião prática e não apenas a fé nominal. Tenha um relacionamento de amor com Deus. Ore diária e constantemente. Estude a Bíblia todos os dias. Conheça os ensinos de Deus para sua vida. Frequente uma igreja regularmente, tenha convívio com os irmãos e se envolva com atividades missionárias e comunitárias. Faz bem para a saúde plena. Descanso (Eu e minha esposa Elenade colaboramos e orientamos nesta seção). Elenade fez massagens relaxantes para as mulheres. Eu mostrei que a noite é para nosso descanso em Salmos 104:20-23. E para o descanso semanal Jesus criou o sábado (Êxodo 20:8-10). Durma em horários regulares de sono, evite situações estressantes antes de dormir e tire TV ou computador do quarto. Resolva desentendimentos familiares durante o dia e não na hora do sono. Estude a Bíblia e ore. Estes remédios são da fábrica de Jesus, que deseja a nossa saúde. “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”, afirma 3 João 1:2. Está escrito.

Publicidade

Veja também