Diagnóstico precoce

WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

COLUNA - WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

Data 17/10/2020
Horário 03:28

Outubro Rosa é uma campanha voltada ao alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e, agora, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. Em 2018, a ranchariense Maria Juciene de Menezes, 61 anos, descobriu, em um exame de rotina, uma mancha pequena no seio, que depois se confirmaria com o diagnóstico de câncer de mama. Mesmo realizando os exames de mamografia e autoexame todos os anos, o tratamento foi ostensivo. “Fiz o meu tratamento no Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente. Foram oito sessões de quimioterapia, 35 de radioterapia e também fiz a retirada dos linfonodos”, explica. 

E agora?

Também em 2018, a paraguaçuense Renata Chadi e Silva, 43 anos, começou a luta contra o câncer de mama. "Fui ao médico imediatamente e realizei exames que não apresentaram nada; como o nódulo persistia, a médica pediu para repetir após 60 dias e, ao refazer o exame, o médico responsável já disse que precisaria mostrar o resultado urgente ao meu médico. Nesse momento, já imaginei que o diagnóstico não seria bom", completa.  Ao receberem o diagnóstico, ambas procuraram se agarrar ao carinho da família e alimentar a fé em Deus. Renata tenta passar um pouco do que sentiu desde a descoberta do câncer. "Não é fácil, enfrentei as sessões de quimioterapia, a queda de cabelo, cílios, sobrancelha e, em seguida, a cirurgia para retirada total da mama e depois a radioterapia, para, enfim, receber a notícia da cura".  

Cada momento importa

Maria Juciene reforça sobre a importância de levar a sério o diagnóstico precoce. “Ninguém quer ter câncer, mas, para obter maior chance de cura, é preciso estar atenta às manchas, nódulos e realizar o autoexame de mama e o exame de mamografia frequentemente, pois cada dia importa quando você tem a doença”. 

Campanhas de vacinação

Em Rancharia, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade estão sendo realizadas no período de 5 a 30 de outubro de 2020, sendo que ocorre hoje o “Dia D” de divulgação e mobilização nacional. O público-alvo são crianças de um ano a menores de cinco anos de idade (serão vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite) e menores de 15 anos de idade (avaliação da situação vacinal de acordo com o calendário de vacinação).

Procura por cachoeiras

O calor excessivo faz aumentar a procura por cachoeiras na região de Paraguaçu Paulista. Com máximas de 40ºC, muitas pessoas aproveitam para se refrescar nas mais de 30 cachoeiras da região. No entanto, além dos cuidados com acidentes, é preciso ter cautela, pois a pandemia ainda não acabou. 

Candidaturas indeferidas

Candidatos a vereador em Paraguaçu Paulista têm candidaturas indeferidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). De 185 candidatos ao Legislativo na cidade, cinco tiveram a candidatura indeferidas pelo TSE até o momento. A informação está disponível no portal DivulgaCandContas. Ademais, o TSE registrou a renúncia de uma candidata. 

Eleitorado jovem caiu

Dados divulgados pelo TSE revelam queda no número de jovens eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2020, isso em comparação com as eleições de 2016. Ainda de acordo com o TSE, 147,9 milhões de brasileiros devem voar nas eleições deste ano. Desse montante, 1.030.563 são jovens de 16 ou 17 anos, o que representa 0,7% do eleitorado. Em 2016, o número era de 2,3 milhões, o que configurava 1,61% do total de eleitores. Para técnicos do TSE, a queda brusca se deve ao fechamento dos cartórios eleitorais por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Publicidade

Veja também