Diante de apreensão de mais 19 ônibus, Prefeitura de PP quer contratação emergencial de nova empresa

No entanto, Semob diz que é preciso cobrir prazos legais, já que Prudente Urbano tem até dia 5 para manifestar interesse em regularizar situação

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 03/11/2021
Horário 16:58
Foto: Cedida
Justiça realizou apreensão de mais 19 ônibus da Prudente Urbano
Justiça realizou apreensão de mais 19 ônibus da Prudente Urbano

Nesta terça-feira, a Justiça realizou a apreensão de mais 19 ônibus da Company Tur Transporte e Turismo Ltda. - Prudente Urbano - por conta de dívidas que a concessionária possui com instituições financeiras. Em pouco mais de três meses, a empresa que opera o transporte público coletivo em Presidente Prudente teve 49 veículos alvos de busca e apreensão pela Justiça.

Em razão disso, a pretensão do poder público municipal é iniciar a contratação emergencial de uma nova empresa para operar o serviço do transporte coletivo em Prudente, conforme destaca o secretário da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), Luiz Edson de Souza. “No entanto, nós temos que cobrir os prazos legais. Até o dia 5 deste mês, a empresa [Prudente Urbano] tem que se manifestar sobre como e se tem interesse em regularizar a situação do transporte público”, expõe o titular da pasta. 

Segundo Luiz Edson, caso a Prudente Urbano manifeste que não tem interesse em seguir operando o serviço, o processo de contratação emergencial será iniciado de forma imediata. “E se a gente precisar manter o transporte, nós o faremos por meio da continuidade da intervenção para que a situação seja regularizada e mantida até a chegada de uma nova empresa, caso seja contratada”, completa.  

Comprometimento do serviço

Conforme a Semob, das 33 linhas que cobrem o serviço na cidade, nove deixaram de operar com o confisco desta terça e a consequente redução da frota de ônibus da Prudente Urbano. São elas:

110 - Pq. Bandeirante - Pq. Furquim 
114 - Itapura I - Jardim Mediterrâneo 
116 - Pq. Shiraiwa - Vila Furquim 
117 - São Judas - Rio 400
123 - Pq. Primavera – Aeroporto 
125 - Cecap – Nova Prudente
127 - Pq. Alexandrina – Rodoviária 
129 - Brasil Novo – Cohab
136 - Imoplan - Terminal Rodoviário

Notificação à empresa

Em edição extraordinária do Diário Oficial do município, na semana passada, a Prefeitura de Presidente Prudente publicou uma notificação administrativa à Prudente Urbano para que a empresa se manifeste sobre o processo administrativo que trata de intervenção municipal no serviço.

Segundo o documento, a concessionária tem até esta sexta-feira, dia 5, para comparecer à Semob e retirar uma cópia do processo administrativo que regulamenta a intervenção do poder público municipal. Conforme o ato no Diário Oficial, a partir da próxima terça-feira, dia 9, a empresa será notificada para tomar conhecimento dos problemas contratuais e, dentro de um prazo de 90 dias, regularizá-los, sob o risco de “eventual caducidade da concessão”.

Até o fechamento desta matéria, tanto a Prudente Urbano quanto os advogados da empresa não responderam aos questionamentos da reportagem. 

Veja também