Em Presidente Prudente, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil emitiu um boletim meteorológico nesta segunda-feira em que alerta para variações de nebulosidade e ocorrência de pancadas de chuva ao longo de toda a semana. Por conta disso, o coordenador regional adjunto de Defesa Civil, Renato Gouvea, orienta que motoristas e pedestres fiquem atentos aos pontos em que há risco de alagamentos em caso de chuva forte.
Tais locais estão devidamente identificados com placas, como na Rua Hygino Langhi, na Rua Major Felício Tarabay e em alguns pontos do Parque do Povo, como no cruzamento com a Avenida da Saudade e nas proximidades da Fundação Mirim.
Renato explica que a administração tem realizado ações pontuais nesses endereços para tentar conter os riscos de alagamentos, incluindo a limpeza e desobstrução periódica das entradas das bocas de lobo e do interior das galerias de águas pluviais.
Entretanto, pede a colaboração dos munícipes, principalmente com relação ao descarte irregular de lixo e a evitar colocar os sacos no chão para coleta quando há previsão de chuva. “A orientação é sempre colocar o lixo suspenso nas lixeiras, sobretudo quando existe possibilidade de chuva, já que a enxurrada carrega essas sacolas para os bueiros, obstruindo a passagem da água”, informou.
Em relação aos pontos críticos, a orientação é evitar estacionar nessas localidades em dias com previsão de chuva e também não passar pelo local quando estiver alagado.