Dimensões da Sustentabilidade

No contexto da sustentabilidade há um ponto de consenso, que permite afirmar que suas principais dimensões são inerentemente interdependentes. No âmbito ambiental, a sustentabilidade atua sob aspectos concretos das limitações dos recursos naturais do planeta Terra. As atividades humanas sempre estiveram subordinadas aos fenômenos naturais e às capacidades do planeta. Sob esta ótica, há que se respeitar a dimensão ambiental da sustentabilidade. 
Esta grandeza compreende a obediência aos ciclos temporais da Terra, preservando fontes energéticas e de insumos naturais, visando à mínima deterioração do meio ambiente. Entretanto, no cenário atual, observando a questão da permanência do homem sobre o planeta, percebe-se que há um duplo desequilíbrio ecológico: por um lado, há o esgotamento de matérias-primas naturais e do outro, um galopante acúmulo dos resíduos resultantes da atividade industrial e do consumo destes produtos. 

A dimensão social da sustentabilidade orienta-se para a construção de uma sociedade humana sustentável

Sob o aspecto econômico, a dimensão da sustentabilidade diz respeito ao modelo em que o crescimento econômico acontece de maneira ética e justa, mantendo-se a harmonia com as outras dimensões. Ou seja, garantindo a satisfação das necessidades humanas, as boas condições sociais dos agrupamentos de pessoas (equidade e coesão social) e a resiliência dos recursos naturais. Esta dimensão seria atribuída o destino e o gerenciamento mais eficaz dos recursos empregados, do ponto de vista econômico. Por fim, a dimensão social da sustentabilidade trata das questões relacionadas à satisfação das necessidades básicas das pessoas, a valorização das culturas locais, a melhoria do bem-estar atual e futuro, o aumento da qualidade de vida pela redução da iniquidade social. Isto é, a dimensão social da sustentabilidade orienta-se para a construção de uma sociedade humana sustentável. Uma sociedade que é justa, inclusiva e democrática, visando um cenário socialmente sustentável, faz-se necessário trabalhar de maneira enfática para reduzir significativamente as iniquidades sociais e também buscar aumentar a coesão social de comunidades voltadas a um modelo sustentável.

 

Publicidade

Veja também