Diocese de PP comemora 60 anos de instalação

Uma missa em ação de graças será celebrada, às 19h30 de hoje, na Catedral de São Sebastião, por dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano

VARIEDADES - GABRIEL BUOSI

Data 02/07/2020
Horário 06:00
Missa em ação de graças será celebrada às 19h30 e poderá ser acompanhada pelo facebook
Missa em ação de graças será celebrada às 19h30 e poderá ser acompanhada pelo facebook

Hoje, a Diocese de Presidente Prudente celebra 60 anos de instalação e também a posse do primeiro bispo no oeste paulista. Para marcar o Jubileu de Diamante, haverá uma missa em ação de graças às 19h30, na Catedral de São Sebastião, presidida por dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano. De acordo com a Diocese, a celebração será transmitida ao vivo pela página da Diocese de Presidente Prudente no Facebook e também poderá ser acompanhada de maneira presencial, respeitando as medidas de combate à Covid-19.

 

Com um clero formado por mais de 75 padres diocesanos e das congregações dos palotinos, vicentinos e somascos, a Diocese conta ainda com 55 paróquias presentes em 26 municípios no interior do Estado, e mais três santuários, sendo eles: Santuário de Santo Expedido, em Santo Expedito; Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, e Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, no Jardim Maracanã, estes dois último em Prudente.

Reforçando as medidas de prevenção e segurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, a Diocese acentua que a missa solene poderá ser acompanhada presencialmente, mas com lotação máxima da igreja em apenas 20%, além de ser obrigatório o uso de máscara.

“Os assentos estão devidamente demarcados, respeitando o distanciamento social. A recomendação é que pessoas do grupo de risco ou com sintomas do vírus, acompanhem a celebração de casa”, orienta a Diocese.

 

Início da história

A história da Diocese de Presidente Prudente se inicia por volta lá de 1918 quando foi construída a primeira capela de madeira, na Vila Goulart, fundada pelo coronel Francisco de Paula Goulart. Segundo a Diocese, a capela foi resultado do pedido feito ao coronel por sua esposa, dona Izabel, devota de São Sebastião, a quem foi dedicada.

“Como prova de sua devoção ao santo mártir, dona Izabel deu a um de seus filhos o nome de Sebastião, nascido em 19 de janeiro do ano de 1918”, lembra a Diocese.

Alguns anos depois, é o ano de 1925 que marca a vinda e a presença efetiva do espanhol padre José Maria Martinez Sarrion, o idealizador e construtor da igreja matriz, hoje, Catedral de São Sebastião de Presidente Prudente.

 

Instalação da Diocese

Quarenta e dois anos depois da construção da capelinha de madeira, em 16 de janeiro de 1960, o papa João 23 decretou a criação da Diocese de Presidente Prudente. E, em 2 de julho do mesmo ano foi realizada a solenidade que marca a instalação na cidade e a posse do primeiro bispo, dom José de Aquino Pereira, que permaneceu até 1968. Após longa jornada deste e demais servos, teve início o trabalho do último e atual bispo a assumir a Diocese, dom Benedito Gonçalves dos Santos.

 

SERVIÇO

Os fiéis poderão assistir a missa solene por transmissão ao vivo no Facebook da Diocese, que pode ser acessado em: www.facebook.com/DiocesePrudente. A celebração também poderá ser acompanhada de maneira presencial, respeitando o Decreto Diocesano e as medidas de combate ao novo coronavírus.

 

Foto: Reprodução Museu e Arquivo Histórico - Dona Izabel pediu e esposo coronel Goulart atendeu: primeira capela de madeira, em 1918

Fotos: Pascom Diocesana - Hoje é comemorado o Jubileu de Diamante da Diocese de Presidente Prudente

 

Publicidade

Veja também