Diocese de Prudente ordena três novos diáconos para a região

Rafael Moreira Campos, Rafael Sotocorno e Rodrigo Fernandes do Nascimento foram acolhidos à igreja durante celebração na Paróquia Santa Rita de Cássia

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 14/12/2020
Horário 14:29
Foto: Evandro Marques e Sonia Cavalcante/Pascom Diocesana
Três novos diáconos transitórios agora seguem a caminho da ordenação sacerdotal
Três novos diáconos transitórios agora seguem a caminho da ordenação sacerdotal

Na noite de sexta-feira, a Diocese de Presidente Prudente teve a graça de acolher três irmãos ao diaconato, durante solene celebração realizada na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Prudente.

Trata-se de Rafael Moreira Campos, Rafael Sotocorno e Rodrigo Fernandes do Nascimento, que foram ordenados diáconos por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano. A celebração foi concelebrada por padres de diversas dioceses. Estiveram presentes também seminaristas, religiosos, além de amigos e familiares dos neo-diáconos.

Foto: Letícia Macoratti e Gustavo Castilho/Pascom Diocesana - Igreja acolheu três irmãos ao diaconato

“Foram nove anos de estudo no seminário e mais cinco anos de estudo fora do seminário. E lá se foram 14 anos desde o dia em que Jesus me chamou. Chegar nesse momento da caminhada vocacional é olhar para trás com gratidão e ter a certeza de que recebi um dom merecido. O sentimento é de felicidade por ter sido escolhido, mas, ao mesmo tempo, um sentimento de satisfação por ter permanecido constante na caminhada”, afirma Rafael Campos.

Foto: Evandro Marques e Sonia Cavalcante/Pascom Diocesana - Rafael Campos diz ter a certeza de que recebeu um dom merecido

Para Rodrigo Nascimento, o zelo e o amor dos padres somascos na sua comunidade foi a grande inspiração para a escolha da vocação. “Depois de vários anos, com tantas experiências e momentos marcantes vividos, o sentimento é de gratidão, pois Deus nos conduziu até aqui, nos chamou, nos sustentou, nos formou. Agora podemos colocar nossa vida em suas mãos como oferta de amor”.

Foto: Evandro Marques e Sonia Cavalcante/Pascom Diocesana - Rodrigo afirma que sentimento é de gratidão

Rafael Sotocorno destaca a alegria na conclusão dessa etapa rumo a sacerdócio. “Alegria de experimentar por meio da vocação o amor de Deus por mim e por cada pessoa. Alegria de ter respondido sim ao chamado que me foi feito. Alegria de servir a Deus e à igreja através do ministério diaconal. Unido a alegria está o amor, a gratidão e o desejo de servir”.

Foto: Evandro Marques e Sonia Cavalcante/Pascom Diocesana - Rafael Sotocorno destaca alegria de experimentar por meio da vocação o amor de Deus

Devido à pandemia do novo coronavírus e à impossibilidade de todos estarem reunidos na igreja, a celebração foi transmitida ao vivo na página da diocese no Facebook, que recebeu mais de 15 mil visualizações e 54 mil pessoas foram alcançadas.

A missa de ordenação foi composta de vários ritos que expressam a entrega do ordenando a Jesus Cristo e à igreja, marcada de muita emoção. A celebração teve duração de cerca de 2h30 e contou com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Na homilia, Dom Benedito destacou a importância da caridade, da pureza no coração, da renúncia às coisas do mundo, além dos serviços prestados por um diácono e a necessidade de manifestar a glória celeste.

“Reflitamos sobre a beleza desse ministério, o diaconato. Uma vez ordenado diáconos, eles serão fortalecidos com o dom do Espírito Santo”, afirma o bispo diocesano.

Foto: Letícia Macoratti e Gustavo Castilho/Pascom Diocesana - Dom Benedito diz que diáconos serão fortalecidos com o dom do Espírito Santo

De acordo com o catecismo da igreja, “cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a eucaristia, distribuir a comunhão, assistir ao matrimônio e abençoá-lo, proclamar o evangelho e pregar, presidir funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade”.

Dom Benedito refletiu ainda sobre a importância de buscar a unidade, assim como era o desejo de Cristo. Enfatizou também que a riqueza do diaconato está em glorificar o nome de Deus a todos.

“Nesta pandemia, aprendemos que sem Cristo, sem Deus, nada vencemos. Façamos de Cristo o nosso refúgio, o grande sustentáculo da vida. É necessário persistir na fé, mesmo em momentos de dor ou alegria”, afirma o bispo diocesano.

Atuação como diáconos

Ao final da santa missa, o bispo diocesano anunciou onde os neo-diáconos irão exercer sua função pastoral. O diácono Rafael Moreira Campos fará uso de ordens na Paróquia São João Batista, na cidade de Pirapozinho.

Já o diácono Rafael Sotorco foi designado para exercer ordens ministeriais na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Vila Maristela, em Presidente Prudente.

Por fim, o diácono Rodrigo Fernandes do Nascimento irá atuar na Paróquia Sagrada Família, em Presidente Epitácio.  

Foto: Letícia Macoratti e Gustavo Castilho/Pascom Diocesana - Padres de diversas dioceses concelebraram com o bispo

Publicidade

Veja também