Direção da Santa Casa faz desabafo

Toninho Moré

COLUNA - TONINHO MORÉ

Data 13/05/2022
Horário 03:33

Na terça-feira (10), no começo da noite, a administração da Santa Casa de Presidente Venceslau fez desabafo com a publicação de um vídeo tendo a presença da secretaria administrativa e enfermeiras-chefes. Fizeram um tipo de prestação de contas do atendimento e se queixaram das críticas que frequentemente aparecem nas redes sociais.

RECLAMAM SEM SABER 
Pessoas que não sabem o que é e como funciona a Santa Casa, vivem a reclamar do atendimento. A Santa Casa é uma irmandade sem fins lucrativos que cede as suas dependências para o atendimento médico na cidade. É mantida pelos serviços vendidos, por verbas do SUS (Sistema Único de Saúde), de emendas parlamentares e dinheiro mensal da Prefeitura. 

TEM PROBLEMAS, É CLARO
O hospital de Presidente Venceslau tem problemas como qualquer outro no país, onde a saúde é vista em último plano. Se faz de tudo neste país, menos dar importância para o atendimento de doenças do ser humano.

EXEMPLO DE OUTRAS LOCALIDADES
Ainda não vi em minha trajetória de jornalista algum hospital que vive de verbas públicas ser exemplo de atendimento. Tudo é sofrível. Sendo assim, as pessoas precisam entender isso. Este trabalho é prerrogativa dos governos, que dificilmente viabilizam algo eficiente para a população.

XINGAMENTOS PELAS REDES SOCIAIS
Como tudo o que acontece no país rapidamente vai para as redes sociais, qualquer problema no atendimento do pronto-socorro da Santa Casa, vira um rastilho de pólvora. Neste cenário, a gente nota xingamentos e depreciação de profissionais de saúde, que muitas vezes estão de mãos atadas diante a tantos problemas como a falta de recursos, equipamentos, pessoal e até remédios. 

POR ISSO A REVOLTA 
O vídeo da Santa Casa é um tipo de revolta contra este comportamento agressivo que vem das redes sociais. Tudo isso é muito chato e tem que ser revisto. É preciso entender o que está acontecendo, cobrar sim, mas das pessoas certas e se conter nos textos. 

MARCOS DA COSTA ESTEVE EM VENCESLAU 
Marcos da Costa, duas vezes presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Estado de São Paulo, esteve nesta quinta-feira (12) em Presidente Venceslau. Veio para uma tarde de diálogo junto a diversos advogados da cidade. Marcos da Costa é pré-candidato a deputado federal e conversou de política e suas pretensões no caso de eleito.

PARECE BRINCADEIRA 
É triste e preocupante a posição da administração municipal de Presidente Venceslau ao abrir um setor de hidratação para pacientes da dengue no CEU das Artes. Colocou cadeiras de salas de aula e banco de praça para os mesmos sentarem enquanto estiverem recebendo o soro. 

SERÁ QUE NÃO SABE?
Será que a prefeita Bárbara Vilches (PV) não sabe que quando um paciente precisa de soro para o caso da dengue, o seu estado beira a prostração, com dores por todo o corpo e incômodo geral. Quem tem dengue e passa a necessitar de hidratação via venosa necessita de um lugar confortável, tranquilo, bem ventilado para manter-se em repouso. 

CADEIRA DE MADEIRA 
O que um doente de dengue menos quer a sua frente é uma cadeira de madeira e muito menos um banco de praça. Ficou feio para a administração e também para a cidade, pois as fotos desta “aberração” foram enviadas para os principais portais de notícias da região.

PIOR É QUE...
Diante deste cenário tosco, temos uma prefeita que foi à Maçonaria, fez convite público e apresentação no Teatro Municipal e pretende ir ao Legislativo, mostrar um balanço com superávit de R$ 6 milhões em 2021. Será que não planejou investir alguns reais para pelo menos comprar 20 cadeiras “apoltronadas” e atender com decência quem está passando pelo mal-estar da dengue?

ÁREA SERÁ LOTEADA NA VIA CARLOS PLATZECK 
Uma área às margens da via Carlos Platzeck em Venceslau, ao lado da antiga Chácara Moré, vai ser loteada. Está recebendo limpeza. Conforme os novos proprietários, que são de Presidente Prudente, os sete alqueires passarão pela elaboração de um projeto, implantação de melhorias e depois serão oferecidos à população como opção de moradia popular.

ETEC REALIZA TORNEIO INTERCLASSES
Está marcado para o dia 28 de maio a realização do Campeonato Interclasses da Etec (Escola Técnica Estadual) Milton Gazetti. O torneio terá cerca de 10 equipes e contará com as classes descentralizadas. Será feita como forma de integração através do esporte e também como atividade de solidariedade, para arrecadar alimentos aos Vicentinos. Jogos no Ginásio de Esportes de Presidente Venceslau.

Publicidade

Veja também