DIREITOS DA MULHER

REGIÃO - GRAZIELA FERNANDES

Data 01/03/2020
Horário 03:19

No dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Em Pirapozinho, um grupo de mulheres do funcionalismo público municipal e do Poder Judiciário entregou ao prefeito Orlando Padovan (DEM) a minuta de um projeto de lei que cria o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. O grupo integra a Rede de Proteção Intersetorial da cidade e, de acordo com o prefeito, a proposta enseja conquista da defesa dos direitos das mulheres. “O conselho, que será denominado Comdim, quando implementado, propiciará boas práticas que possam garantir políticas de proteção à mulher”.

NÚMEROS

De acordo com dados de 2018 da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), o número de mulheres no Brasil é de 51,7%, superando o percentual de homens. Em Pirapozinho, a quantidade de mulheres também é maior. De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população masculina representa 12.082, enquanto a população feminina é de 12.612 habitantes.

SECRETARIA DE SAÚDE CONVOCA

A Secretaria de Saúde de Pirapozinho, por meio do Departamento de Controle de Endemias, está convocando os beneficiários de planos de saúde que tiveram confirmação ou suspeita de dengue, entre outras arboviroses, e não efetuaram os exames e tratamentos no SUS (Sistema Único de Saúde), para comparecer na unidade de ESF (Estratégia de Saúde da Família) mais próxima da sua casa para notificar o fato. Ainda de acordo a secretaria, as equipes precisam identificar os locais exatos para providências como bloqueio de criadouros, nebulização, entre outros, para evitar maior disseminação das doenças.

PLANTE UMA ÁRVORE

Em Mirante do Paranapanema, alunos da rede municipal do Distrito de Cuiabá Paulista participaram de uma atividade de conscientização ambiental e aprenderam a importância do plantio de árvores. Sob a orientação da diretora de divisão do meio ambiente, Rafaela Fernandes, com olhos atentos, os pequenos acompanharam o plantio de quatro árvores nas dependências da unidade. A ação faz parte do projeto Adote uma árvore, tendo o intuito de melhorar a sensação térmica e trazer mais vida ao local. Bela iniciativa dos educadores da cidade.

A MAIS BELA VOZ DE NARANDIBA

Abertas as inscrições para o festival que irá escolher a mais bela voz da cidade. Serão duas categorias: adulto e infanto-juvenil (até 15 anos). As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de março, na Biblioteca Municipal. O evento integra as comemorações do aniversário da cidade e será realizado no dia 20 de março.

CICLO DE DEBATES REGIONAL

Prefeitos, vereadores, lideranças políticas, secretários municipais, gestores e servidores públicos de 59 municípios jurisdicionados do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), nas regiões administrativas de Presidente Prudente e Adamantina, poderão participar, no dia 12 de março, às 14h, das atividades que integram a 24ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais. O encontro, que abre o calendário do Ciclo de Debates em 2020, ocorrerá nas dependências do Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, em Prudente. Os encontros do Ciclo de Debates 2020 contarão com a presença do presidente do TCE, Edgard Camargo Rodrigues; de conselheiros e membros do colegiado; e do secretário-diretor geral Sérgio Ciquera Rossi, que, acompanhado de diretores e equipe técnica, esclarecerá as dúvidas mais recorrentes por parte dos jurisdicionados.

CHOQUE ELÉTRICO

Muito cuidado, especialmente no período de chuvas, com risco de choques elétricos. Esta semana foi registrado em Presidente Prudente acidente com uma criança de 12 anos. A criança foi vítima de choque elétrico ao tocar em um poste de iluminação de um condomínio, socorrida ao HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo.

Publicidade

Veja também