Diretor do Itesp faz parte da nova geração política

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 28/09/2025
Horário 04:30

NOVA GERAÇÃO
Inserido da nova geração de políticos em Presidente Prudente e em cargo no time de confiança do governador Tarcísio de Freitas (Rep), com o aval do secretário da Agricultura, Guilherme Piai, Lucas França Bressanin é o personagem de hoje do Plantão.

SÃO DOIS ANOS
Foi chefe de gabinete do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) antes de assumir o cargo de diretor-executivo, no qual completou dois anos ontem, dia 27 de setembro. Em Prudente, foi candidato a prefeito.

JEITO MINEIRO
Também foi presidente do PSL (Partido Social Liberal) local e está filiado no Republicanos, partido com o qual teve convivência quando era PRB. Seu perfil é de atuação discreta no bastidor, focado em estratégias, articulações e gestão político-partidária. Prudentino com jeito mineiro.

NA MESMA RUA
Para o governo, foi junto com Piai (Rep), que havia sido candidato a deputado federal e teve mais de 63 mil votos em 2022. Está com ele desde 2019, mas se conhecem desde criança. Cresceram na mesma rua: Manoel Ruiz Garcia, no Jardim Aviação.

Foto: Cedida - Em evento do Estado, pausa para selfie de Lucas com governador Tarcísio e secretário Piai 

Foto: Cedida - Governador Tarcísio e Lucas Bressanin em frente ao Santuário Morada de Deus, no campus 3 da Unoeste

Foto: Cedida - Presidente do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, e Lucas Bressanin

PELA IGUALDADE
Desde criança inquieto e incomodado com as injustiças, Lucas fez parte de movimento estudantil e movimentos apartidários e foi ativista da proteção animal, sempre com pessoas que compartilhavam o mesmo sentimento. 

ENSINO BÁSICO
Nascido e criado em Prudente, filho da Rosemari Mirtes França Bressanin (in memoriam) e de Plinio Roberto Bressanin, o irmão da Vanessa e do Clovis mudou de escola quatro vezes depois do começo no Sesi (Serviço Social da Indústria).

ENSINO SUPERIOR
Até deixar os estudos na oitava série, passou pelos colégios Braga Mello e Cooperativo e pelas escolas Florivaldo Leal e Hugo Miele. O ensino básico foi concluído no supletivo. O ensino superior foi na Toledo Prudente Centro Universitário.

SERVIÇO PÚBLICO
Quando era estudante de Direito, passou no concurso para estagiar na Advocacia-Geral da União e na Defensoria Pública do Estado. Conta que foram experiências que ampliaram sua visão sobre a importância do serviço público.

TRABALHO CEDO
Casado com Luciane, o advogado começou a trabalhar cedo como entregador de panfletos, pintor de paredes, representante comercial e em outras áreas, nas quais, conforme diz, foram atividades que ensinaram o valor do esforço diário.

VISÃO DE MUNDO
Lucas diz que carrega consigo cada etapa de sua caminhada, por serem vivências tão comuns a milhares de brasileiros e que moldaram a sua forma de ver o mundo e de trabalhar pelas pessoas.

GRANDE CONQUISTA
Sobre os dois anos como diretor-executivo do Itesp, conta que a primeira grande conquista é a regularização fundiária no Pontal, com entregas de escritura e matrículas de propriedades que equivalem a mais de 150 mil campos de futebol.

POR DIGNIDADE
A segunda foi o convênio inédito com a Secretaria de Habitação para a construção de 630 casas em assentamentos. Muitas já estão em obra e outras em fase de projeto, visando resolver o déficit habitacional em assentamentos. 

QUESTÕES LEGAIS
Por fim, destaca o processo, em fase final, de regularização da Cidade da Criança e do Recinto de Exposições de Prudente. Uma necessidade legal e administrativa para recuperação da Cidade da Criança e doação do recinto do Estado para o município.

RENDA E EMPREGOS
Lucas conta que, na capital e região, o Itesp já tem contribuído na regularização de áreas devolutas, gerando desenvolvimento econômico (renda e empregos), segurança (áreas de risco) e dignidade (escritura e matrícula) para milhares de famílias paulistas.

BOM MOMENTO
Perguntado pelo Plantão sobre o momento político de Prudente e região, e se a área tem força política suficiente para suas reivindicações serem atendidas, Lucas diz que, apesar da atual situação econômica do país, a região vive um bom momento.

ESPAÇO POLÍTICO
Sobre o período atual favorável aos anseios e necessidades, diz que a cidade e região hoje têm mais espaço político graças à visibilidade e atuação do secretário Guilherme Piai, que tem levado as demandas ao governador e atraído a atenção de Brasília.

ALÉM DO HORIZONTE
Porém, diz ser preciso ir além: projetar e propor políticas regionais estruturantes, pensando em tributos, logística, agroindústria, saúde pública integrada, turismo regionalizado etc.

PROJETOS TÉCNICOS
Para esse ultrapassar limites, Lucas comenta que exige planejamento e projetos técnicos devidamente fundamentados; que na boa política não cabe ego; e para a região ir bem, todos municípios precisam ir bem. Afirma que é o que procura fazer.

ELEIÇÕES DE 2026
Questionado sobre as eleições do ano que vem, no plano regional, Lucas acredita que a região conquistará mais representatividade no Estado e em Brasília (DF) em razão de o eleitor estar mais consciente.

APELO REGIONAL
Porém, comenta que o eleitor também está sobrecarregado de informações, por vezes falsas ou que geram dúvidas e confusões. Por isso, faz o apelo de que sejam valorizados os candidatos da região.

SEM DEMÉRITO
Nesse aspecto do “voto distrital”, faz o apontamento de que seu posicionamento não implica em demérito a ótimos políticos que já exercem mandatos e poderão ir em busca da reeleição, bem como a outros propensos à eleição. Diz que, inclusive, os admira. 

PERFIL TRADICIONAL
No cenário nacional, acredita que Prudente e região seguirão refletindo seu perfil mais tradicional e conservador, com maior espaço para candidatos do centro à direita, “que refletem os valores e princípios da população regional”.

Foto: Cedida - Lucas Bressanin: ativista da causa animal desde adolescente

Foto: Cedida - Lucas Bressanin: participação em movimento estudantil, na Praça Nove de Julho

Publicidade

Veja também