Diretora da Defesa Civil do Estado visita Prudente para conhecer plano de contingência da Energisa

Na tarde desta terça, major Tatiana Rocha se reuniu com representantes da concessionária de energia para saber como funciona trabalho da empresa em situação de tempestades e vendavais

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 23/01/2024
Horário 19:39
Foto: Caio Gervazoni
Diretora da Defesa Civil, Tatiana Rocha, foi apresentada ao modo de atuação da Energisa durante condições climáticas severas 
Diretora da Defesa Civil, Tatiana Rocha, foi apresentada ao modo de atuação da Energisa durante condições climáticas severas 

Nesta terça-feira, a major Tatiana Rocha, diretora da Defesa Civil do Estado de São Paulo, esteve em Presidente Prudente nas instalações da Energisa Sul-Sudeste, às margens da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), para conhecer o plano de contingência da empresa em situação de condições climáticas severas. 

Durante o encontro, Tatiana reuniu-se primeiro com representantes da concessionária de energia, que apresentaram a ela o modo de atuação da Energisa durante tempestades e vendavais. Depois, a diretora da Defesa Civil conheceu as instalações da concessionária e o centro de operações, onde as condições meteorológicas são monitoradas. 

“Estamos tentando aproximar as informações que as concessionárias detêm e que nós da Defesa Civil também possuímos para que a gente possa trabalhar com uma prevenção mais acertada com os eventos climáticos que temos passado nos últimos tempos”, declarou Tatiana sobre a vinda a Presidente Prudente. Segundo a diretora da Defesa Civil paulista, no decorrer do ano, serão realizadas diversas visitas em outras concessionarias que atuam em outras localidades do Estado.  

O gerente do Departamento de Operação da Energisa em Presidente Prudente, Tiago Sanches, indica que a vinda de representantes da Defesa Civil do Estado significa um estreitamento de laços entre a empresa e o órgão, como uma forma de troca de informações e melhor atuação durante tempestades, cada vez mais recorrentes por conta da crise climática. 

“A ideia é a gente estreitar os laços para se antever cada vez com mais qualidade às situações climáticas e manter uma comunicação efetiva com a Defesa Civil. Eles vieram conhecer nossa forma de monitorar a evolução das chuvas e como a gente coloca o nosso plano de contingência em atuação quando recebemos alertas”, pontuou o representante da concessionária. 

Plano de contingência

Tiago Sanches destacou que o plano de contingência da Energisa envolve uma parceria com o NetClima e que os parâmetros utilizados na região são diferentes de outras localidades onde a concessionária atua. 

Ao receber os alertas climáticos nos relatórios fornecidos pelo órgão meteorológico, Tiago indica que a empresa prontamente mobiliza sua equipe. “Quando há um alerta climático em um relatório, a gente já mobiliza todo nosso time para que estejam todos a postos para, que na hora do vendável ou de uma forte chuva, operar de uma maneira em que o cliente tenha uma interrupção de energia no menor tempo possível e assim a gente esteja atuando para poder restabelecer o fornecimento”, explicou Sanches. 

“A gente sabe que os eventos estão ficando cada vez mais severos. Temos uma rotina de atualização desse plano e o modificamos para estarmos sempre preparados a estas questões de mudança climáticas que estamos vivendo”, realçou o representante da Energisa ao citar as tempestades de areia que atingiram a região de Prudente em 2021 e as fortes chuvas que ocorreram no final do ano passado. 

“Uma ação preventiva que a gente faz também é colocar as equipes na rua para fazer as manutenções necessárias antes do período de chuvas”, acrescenta o gerente do Departamento de Operação da Energisa em Prudente. 

Publicidade

Veja também