A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente firma nova parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), por meio da Proext (Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária) e com o aval do diretor geral da Apec/Unoeste, Augusto César de Oliveira Lima, para contemplar moradores dos distritos e dos bairros populosos de Presidente Prudente com mutirões de saúde e outros serviços.
O primeiro deles atenderá os quatro distritos interligados pela estrada vicinal Raimundo Maioloni e será sediado em Floresta do Sul, com oferta de transporte para quem mora em Montalvão, Eneida e Ameliópolis.
Em cada mutirão serão contempladas demandas específicas, de acordo com os dados dos serviços prestados pela rede municipal de saúde em suas unidades básicas e estratégias de família. Além da área de saúde, outros serviços também atenderão especificidades. Nos distritos, por exemplo, haverá orientação para produtores rurais sobre práticas produtivas e sustentáveis, proporcionada pela área de ciências agrárias. Os mutirões serão aos sábados, das 8h às 12h.
Assim que for definida a data para Floresta do Sul, prevista para agosto, também será estabelecido o cronograma para os bairros urbanos. O secretário municipal de Saúde adjunto, Marco Aurélio Lúcio, afirma que a prestação de serviços itinerantes ajudará a melhorar a atenção à saúde da população, por meio da prevenção. Saúde bucal, acuidade visual, teste de glicemia e aferição de pressão arterial estão entre os serviços já definidos para os mutirões.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Adilson Eduardo Guelfi, comenta que "a Unoeste tem um rico histórico de realizações de ações de responsabilidade social". A reivindicação da administração municipal é atendida com a aplicação da expertise vivenciada em programas como Saúde Visual do Escolar nas escolas estaduais em Prudente e "Unoeste Transforma", que tem sido levado para municípios da região.
Pelos programas, os atendimentos prestados são por estudantes de diferentes cursos, orientados e acompanhados por professores. Nessa nova parceria com a Sesau, servidores municipais de Saúde também irão atuar e, dentre outras funções, serão os responsáveis pelos encaminhamentos das pessoas que apresentarem a necessidade de atendimento clínico. Neste momento inicial de programação e organização dos mutirões, estão envolvidos o assessor da secretaria, Jefferson Antonio Saviolo, e Adriana Gomes Vitorio, da Coordenação de Planejamento de Saúde.
A coordenadora de ações extensivas gerais da Proext, Cidinha Martines, atua na articulação com a Sesau para a definição de todos os serviços que serão prestados e as providências de logística e estrutura para o primeiro mutirão em Floresta do Sul. A reunião de definição da nova parceria ocorreu no final da tarde desta segunda-feira, na Sesau, quando já teve início a organização, que terá mais uma etapa na quinta com visita à Floresta do Sul para a definição do local.