Do interesse de times grandes ao Parque São Jorge: a opção pelo time de coração  

Renan Ruiz, 1º treinador de Roberto Batista Prado Neto, o Beto, 17 anos, relembra a trajetória do garoto com o manto alvinegro; em 2023, ele é titular no ataque do Sub-17 do Timão

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 18/06/2023
Horário 08:40
Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians
Venceslauense é titular no ataque do Sub-17 do Timão; dos 5 jogos que ele fez no Paulista Sub-17, foi titular em 4 e balançou as redes por 3 vezes
Venceslauense é titular no ataque do Sub-17 do Timão; dos 5 jogos que ele fez no Paulista Sub-17, foi titular em 4 e balançou as redes por 3 vezes

Após a boa participação do garoto no Campeonato Paulista Sub-13 de 2019 com a camisa do MAC, Renan Ruiz, primeiro treinador de Roberto Batista Prado Neto, o Beto, conta que o futebol do jovem, hoje com 17 anos, 17 anos, despertou o interesse de grandes clubes. “Nesse Campeonato Paulista foi onde que ele despertou o interesse de alguns clubes e várias propostas chegaram pra ele: Flamengo, Fluminense, São Paulo mesmo, o próprio Palmeiras, o Desportivo Brasil, clube em que ele estava praticamente fechado”, relembra o primeiro treinador do atacante de 17 anos. 
Porém, foi o Corinthians, time de coração de Beto, que firmou contrato com o jovem. “Outros grandes clubes tiveram interesse”, inicia Roberto ao relembrar o momento em que fechou com o Timão. “E eu sendo corintiano desde criancinha optei pelo Corinthians. Falei paro o meu pai: ‘não, pai... eu quero o Corinthians’”.
Foi a partir daí que começou a história de Beto com o manto alvinegro. “Fui e fechei com o Corinthians em dezembro de 2019 e me apresentei em 2020 na pra começar essa jornada”. 

Pandemia e convocação pra seleção brasileira

Após treinar por dois meses no Corinthians, a pandemia chegou em março de 2020 e os treinos da base foram interrompidos. “Voltei para minha cidade, Presidente Venceslau, e fiquei lá até setembro. Em seguida, retornei a São Paulo, onde fui chamado para treinar com a equipe Sub-15 do Corinthians, mesmo eu tendo 14 anos na época”, conta o jovem. 
Beto teve destaque na volta ao Sub-15 do Corinthians, conquistando a titularidade da equipe. Sua performance chamou a atenção e resultou em uma convocação para a Seleção Brasileira de Base, onde teve a oportunidade de treinar na renomada Granja Comary, em Teresópolis. 

Performance de Beto no Corinthians chamou a atenção e resultou em uma convocação para a Seleção Brasileira de Base

No entanto, o destino lhe reservou um revés, pois Beto sofreu uma lesão no segundo dia de treinamento, o que o levou a ser desconvocado para se recuperar adequadamente. O jovem dedicou dois meses ao tratamento da lesão no quadril e retornou ao Corinthians. 
Logo em seu primeiro jogo de retorno à base do alvinegro da capital paulista, demonstrou um desempenho impressionante, garantindo uma boa partida e recuperando sua posição como titular. À medida que o ano de 2021 avançou, Beto ganhou mais ritmo de jogo e teve a oportunidade de disputar a final da Copa Nike, onde o Corinthians ficou com vice-campeonato. 

De volante para centroavante

No ano passado, no Sub-16 do Timão, o treinador da equipe, Vinicius Marques, mudou o garoto de posição devida a sua facilidade no ataque para balançar as redes. “Eu era volante, aí treinando ali no Sub-16, estava fazendo muitos gols nos treinos. O treinador me chamou e optou em falar tinha uma vaga de centroavante. Eu querendo jogar, aceitei a vaga de centroavante e comecei a essa nova experiência, onde estou até hoje”, conta o jovem.

Em 2021, Beto ganhou mais ritmo de jogo e teve a oportunidade de disputar a final da Copa Nike, onde o Corinthians ficou com vice-campeonato

Em 2023, Beto é titular no ataque do Sub-17 do Timão. Dos cinco jogos que ele fez no Paulista Sub-17, foi titular em quatro e balançou as redes por três vezes. 

O que Beto almeja?

“O que almejo no Corinthians é, com certeza, estar um dia lá no profissional representando esta camisa. Se Deus quiser, jogar pela Seleção também”, projeta o jovem atacante Beto.


Cedida

Performance de Beto no Corinthians chamou a atenção e resultou em uma convocação para a Seleção Brasileira de Base

Cedida

Em 2021, Beto ganhou mais ritmo de jogo e teve a oportunidade de disputar a final da Copa Nike, onde o Corinthians ficou com vice-campeonato

Publicidade

Veja também