Doação de sangue sofre queda na época do frio

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 08/07/2017
Horário 13:12
Marcio Oliveira, Assim que atingiu a idade permitida, Wesley se tornou doador
Marcio Oliveira, Assim que atingiu a idade permitida, Wesley se tornou doador

Ao longo do mês de julho, diversas campanhas de doação de sangue são realizadas, com o intuito de diminuir a queda no número de bolsas existentes nos bancos de sangue, já que o fato é corriqueiro nesse período de frio e férias escolares, em que o movimento nos hemocentros de Presidente Prudente cai pela metade. Uma dessas campanhas será realizada hoje, por volta das 8h, pelos membros da Igreja Ministério Mudança de Vida de Presidente Prudente, onde desenvolvem o projeto “Amor não é sentimento, é atitude”.

A prática é desenvolvida todos os anos e, desta vez, 15 voluntários e membros da unidade irão se mobilizar para ajudar o próximo. De acordo com a pastora Cristiane Fonseca, muitos já conhecem a ação e se prontificam, pois sabem da relevância que o ato possui. “O objetivo é salvar vidas, pois uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, e essa é a nossa maior motivação”, declara.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Presidente Prudente, por sua vez, também realizará campanha na próxima semana. A ação faz parte da Semana de Oração Jovem e conta com a participação dos fiéis e membros da comunidade. Como incentivo, a igreja distribuirá brindes aos que comparecerem ao Hemonúcleo anexo à santa casa, com a imagem da campanha no celular ou o panfleto impresso.

Outra campanha desenvolvida será promovida pela APM (Associação Paulista de Medicina). Trata-se do projeto “Sociedade de Medicina e Você”, durante o período de 10 a 22 de julho. Segundo a presidente da APM, Marisa Miranda, o objetivo do evento é mobilizar o maior número de profissionais da saúde para doar sangue e, assim, tentar aumentar o número de doações, já que nesta época de férias os acidentes aumentam e o número de doadores diminui.

 

Bancos de Sangue

De acordo com a agente de captação responsável pela comunicação do Hemonúcleo anexo à santa casa, Zenaide Brito, a média de bolsas coletadas por dia é de 60 a 70, no entanto, com o frio houve uma queda de até 50% no rendimento, principalmente nesta semana, quando chegaram a atingir a mínima de 23 bolsas, sendo que a máxima foi de 40 unidades coletadas até às 16h de ontem.

Zenaide ainda informa que as campanhas realizadas colaboram para que a meta mensal de 1.250 bolsas seja atingida, sendo elas destinadas a atender a demanda da santa casa, do Hospital Estadual Doutor Odilo Antunes de Siqueira e mais 45 municípios. “Como caiu o número de doadores, as campanhas são bem-vindas para manter o estoque e não faltar”, pontua.

Nesse período de frio, o Banco de Sangue do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo notou uma queda de 10% no número de doadores de sangue, que, em média, chegam a 45 candidatos à doação e 1,2 mil ao mês. Segundo a coordenadora da unidade, Margarida Maria Silveira, o Banco de Sangue necessita de doação dos tipos sanguíneos O, A, B, AB, Rh negativos, pois são os que possuem menor frequência populacional e, com isso, o estoque é equivalente. “Campanhas de doação de sangue são importantes para conscientizar a população sobre a importância do gesto de doar sangue para salvar vidas”, ressalta.

 

Ajuda ao próximo

Doar sangue sempre foi um desejo para o morador de Prudente, Wesley Henrique da Santana Chimirri, de 19 anos, por isso, assim que atingiu a idade exigida para o ato, já realizou o cadastro e tornou-se um doador. Para Wesley, o frio não é um impedimento, o importante é "ajudar o próximo sempre que puder".

O comerciante Marcio Passos de Araújo, por sua vez, doa sangue há quatro anos e conta que já teve um amigo que necessitou de doações, o que aumentou ainda mais a vontade de colaborar. "Basta ter força de vontade, se todos fizerem a sua parte, não vai faltar", declara.

 

“O objetivo é salvar vidas, pois uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, e essa é a nossa maior motivação”

Cristiane Fonseca,

pastora

Publicidade

Veja também