Doações de sangue caem durante feriado

Banco de Sangue e Hemonúcleo de Presidente Prudente deixam apelo para que população não deixe de pensar no próximo e ajude a manter os estoques em dia

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 23/02/2020
Horário 06:33
Weverson Nascimento - Unidades fazem apelo para que doações durante o feriado prolongado não caiam
Weverson Nascimento - Unidades fazem apelo para que doações durante o feriado prolongado não caiam

O pastor de 26 anos, Jeferson Vinicius Amorim Silva, aproveitou os dias que antecedem o carnaval para realizar um gesto que para ele é considerado como “nobre”, a doação de sangue, e que, de fato, faz jus ao adjetivo por representar uma oportunidade de vida ao próximo. “Sei que é um ato que faz toda a diferença”. Nesta semana de preparação para as viagens e busca por diversão, muitos deixam de lado o ato de doar sangue, o que faz com que os bancos se desdobrem para atender toda a demanda, que na contramão, tendem a aumentar durante o feriado prolongado.

No HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, em Presidente Prudente, por exemplo, quinta-feira foram realizadas 23 doações ao Banco de Sangue, sendo que o mínimo necessário para que o estoque seja mantido com tranquilidade é algo entre 30 e 35 bolsas de sangue. A unidade teme que nos dias de feriado a oferta caia de forma considerável, principalmente por causa do número de pessoas que viajam e que ficam impossibilitadas de doar.

A coordenadora do Banco de Sangue do HR, Margarida Silveira, expõe que períodos assim são de dificuldade e lembra que somente o apoio da população pode reverter esse cenário. “As doações podem diminuir de 20% a 25% neste período. É importante que a população se sensibilize, pois as doações são o único meio para obtermos sangue”, explica. Pontualmente ontem a unidade esteve fechada por seguir o horário de expediente do Hemocentro de Ribeirão Preto, ao qual é vinculada. 

Já no Hemonúcleo anexo à Santa Casa de Misericórdia, conforme a agente de captação, Zenaide Brito, a queda nas doações nesta semana foi de 40%, o que fará com que a meta mensal de 1,5 mil bolsas não seja atingida, já que quinta-feira eram 1.122 bolsas e a contagem ocorre entre os dias 22 a 23 de cada mês. “Até temos um estoque razoável, mas precisamos aumentá-lo. Por isso, pedimos que a população compareça sem falta”.

Para os foliões que beberem durante o carnaval, Zenaide deixa um alerta para que a doação ocorra apenas 12h após aquela ingestão “social” e 24h em casos de embriaguez.

 

HORÁRIOS DURANTE O CARNAVAL

-Banco de Sangue do HR

- Hoje: atendimento normal, das 7h às 17h;

- Amanhã: Atendimento normal, das 7h às 17h;

- Terça-feira: Atendimento normal, das 7h às 17h;

 

- Hemonúcleo anexo à santa casa

- Hoje: não haverá atendimento;

- Amanhã: atendimento normal das 7h às 11h;

- Terça-feira: não haverá atendimento;

Fonte: Consulta aos estabelecimentos

 

SERVIÇO

Banco de Sangue do HR

Rua José Bongiovani, 1297 – Presidente Prudente

Telefone: 3229-1500

 

Hemonúcleo anexo à santa casa

Rua Wenceslau Braz, 5 – Presidente Prudente

Telefone: 3223-3511

 

Publicidade

Veja também