Doados, terrenos mal conservados serão retomados pela Prefeitura

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 09/04/2017
Horário 16:45
 

Outra reclamação apontada pelos moradores quando a reportagem esteve no Residencial Terceiro Milênio pela primeira vez girava em torno da falta de limpeza em terrenos baldios. O vice-presidente de bairro, Roque da Silva, 61 anos, aponta que vive "pegando no pé" dos proprietários para que mantenham as áreas preservadas, a fim de impedir o criadouro e proliferação de animais indesejados. Quanto ao descarte de lixo, o munícipe pondera que, devido ao grande número de terrenos inutilizados, muitas pessoas vêm de outros bairros jogar entulhos nestes espaços.

Jornal O Imparcial
Munícipes cobram limpeza frequente em terrenos baldios

O pedreiro Maurício dos Santos Mangolini, 37 anos, cobra uma ação mais regular da Prefeitura neste sentido, uma vez que o acúmulo de sujeira tem justificado o aparecimento de ratos e aranhas. Ele também lamenta a falta de atitude dos próprios donos dos terrenos, que "não preservam aquilo que lhes foi dado". "Da creche para cá, tratam-se de terrenos doados pela Prefeitura. Deram de graça para o povo, mas ninguém cuida", salienta.

A Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação) informa que, há menos de dois meses, realizou um mutirão de fiscalização aos terrenos do bairro em questão, o qual resultou em dezenas de notificações e multas aos proprietários. Também esclareceu que, de fato, há imóveis no local que foram destinados pela administração pública, entretanto, como parte deles não está tendo a devida conservação, alguns já se encontram em processo de reversão de área ao patrimônio público, isto é, serão devolvidos ao município. "Os fiscais continuarão fazendo visitas periódicas ao bairro para verificar se as ordens de limpeza e conservação do terreno estão sendo cumpridas", completa.

 

Alta velocidade

A podóloga Nanci Angélica de Lima, 61 anos, por sua vez, reclama da falta de sinalização da Rua Maria Aparecida Cuissi Cesco e solicita a implantação de um semáforo ou redutor de velocidade para impedir que novos acidentes aconteçam no trecho. "Eu morro de medo de atravessar a via e ser atropelada. Está um verdadeiro perigo", argumenta. A Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) comunica que já existe um projeto concluído de reestruturação nas vias de acesso ao bairro, o que inclui a transformação da referida rua em mão única e a utilização da via marginal como sentido contrário. "O projeto também contempla a construção de uma rotatória no local, mas ainda não há data para execução da obra", adianta.

 

Acesso fácil

Em virtude da proximidade entre os bairros, são muitos os moradores do Parque dos Pinheiros, em Álvares Machado, que recorrem diariamente aos equipamentos públicos do Residencial Terceiro Milênio, tais como transporte coletivo e área de lazer. As auxiliares de limpeza Célia Nádia Conceição Rosa, 49 anos, e Camila Santos Souza, 25 anos, e a aposentada Elidia Lemos Barbosa, 69 anos, seguem todas as manhãs para a área recreativa do bairro a fim de fugirem do sedentarismo. "Não temos uma área de lazer no nosso bairro, então usamos este espaço para fazer nossos exercícios. É bem cuidado e sossegado", expõem.

 
Publicidade

Veja também