Doces com frutas vermelhas

Delícias & Delícias

Prepare doces irresistíveis... e permitidos para a sua dieta

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 31/07/2019
Horário 08:15

Ameixa e goiaba são frutas que podem ser transformadas em tortas e compotas.

TORTA DE AMEIXA

Ingredientes: Para a cobertura: 1 quilo de ameixa fresca vermelha, 1 colher (café) de noz moscada, 3 colheres (sopa) de adoçante em pó (próprio para ir ao fogo), suco de ½ laranja. Em uma vasilha, coloque as ameixas com casca e cortadas em fatias grossas. Misture a noz moscada, o adoçante e a laranja. Deixe marinar por 1 hora.

Para a massa: 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de água gelada, 2 colheres (sopa) de adoçante em pó, 1 colher (café) de canela em pó, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, 1 pote de  iogurte natural desnatado, 1 gema.

Preparo: Em uma vasilha, coloque a farinha, a água, o adoçante, a canela, o fermento e por último, o iogurte. Misture bem e amasse até obter uma massa consistente. Deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa e forre o fundo e as laterais de uma forma redonda (22cm. de diâmetro) de aro removível e untada, deixando 2cm. de massa acima da borda da forma. Coloque as ameixas marinadas e dobre as bordas da massa para dentro. Pincele com a gema e leve ao forno médio para assar por 30 minutos ou até dourar.

Rende 10 porções e 185 calorias/porção.

Receita tradicional: 290 calorias/porção.

Doce de Goiaba

Ingredientes: 6 goiabas vermelhas, 2 xícaras (chá) de água, 4 colheres (sopa) de adoçante em pó (próprio para ir ao fogo), suco de 2 laranjas.

Preparo: Descasque as goiabas, corte ao meio e retire as sementes. No liquidificador, bata as cascas e as sementes com a água. Peneire e leve ao fogo com o adoçante. Ferva por 5 minutos, junte as goiabas e o suco de laranja. Cozinhe, mexendo algumas vezes, até que fiquem cozidas, porém firmes. Espere esfriar e coloque em uma compoteira. Sirva com uma fatia média de queijo branco light.

Rende 6 porções e 120 calorias /porção.

Receita tradicional: 290 calorias/porção.

 

Escondidinho com Batata

O escondidinho é uma combinação simples, mas deliciosa e que ajuda a sofisticar aquela carne moída do dia a dia.

Ingredientes: 800g. de carne moída (prefira o patinho), 1 quilo de batatas cozidas, descascadas e passadas pelo espremedor, 2colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, 300ml. de leite quente, 1 cebola média, ralada, 2 dentes de alho amassados, 200g. de creme de leite, 50ml. de óleo, 150g. de queijo tipo gruyère, ralado grosso, 100g. de parmesão ralado grosso, noz moscada, sal, pimenta-do-reino branca, cheiro-verde picadinho.

Preparo: Numa panela de fundo grosso aqueça o óleo e frite a cebola e o alho até murcharem. Junte a carne moída e mexa por alguns minutos. Tempere com a noz moscada, sal e pimenta-do-reino, junte um pouco de água fervente, mexa bem e deixe cozinhar com a panela tampada em fogo baixo por 15 minutos. Junte o cheiro-verde, misture bem, desligue e coloque num refratário untado com manteiga. Em outra panela, aqueça o leite, junte a manteiga e 1 colher (café) de sal. Junte a batata e mexa vigorosamente. Quando a massa do purê estiver lisa, junte o creme de leite e mexa bem. Quando estiver bem cremoso, cubra com ele toda a carne moída. Espalhe por cima os dois queijos e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos até os queijos derreterem e o purê de batata dourar. Sirva em seguida, acompanhado de salada verde e arroz branco.

 

NUTRIÇÃO

Dicas Nutricionais

Evite beber durante as refeições. O consumo de líquidos dilui o suco gástrico e distende as paredes do estômago. Conclusão: você demora mais tempo para sentir-se saciada, sobrecarrega todo o intestino e prejudica a absorção dos nutrientes pelo organismo.

Coma devagar para absorver bem os nutrientes. Mastigue bem cada alimento e demore, no mínimo, 20 minutos para fazer sua refeição: nesse tempo o cérebro vai ter a sensação de saciedade, ou seja, notará que o estômago recebeu alimento suficiente.

Seja por intolerância à lactose ou alergia ao leite, os derivados da bebida são cada vez mais excluídos da dieta diária, e isso pode causar prejuízos nutricionais por falta de cálcio, fósforo e vitaminas. Para lidar com as proibições das dietas e as naturais do seu corpo, é necessário achar alternativas para o dia a dia e que não causem carências.

Publicidade

Veja também