A produtora 18mm Filmes anuncia a estreia do documentário “Nasci Ruy, Morri Herói”, uma obra que se propõe a ir além dos arquivos para revelar o Ruy Berbert que viveu na memória de sua família e amigos. O lançamento ocorrerá em um evento especial, que também celebra o testemunho de uma das únicas sobreviventes de sua geração na guerrilha.
O lançamento ocorre nesta sexta-feira, no MAH (Museu e Arquivo Histórico) Prefeito Antônio Sandoval Netto, de Presidente Prudente, a cidade que abriga uma escola em sua homenagem. A noite de estreia contará com uma programação completa, unindo cinema, literatura e debate.
Às 19h, haverá o lançamento do livro "Clandestina" e sessão de autógrafos com a escritora Ana Corbisier. Já às 20h, ocorre a sessão de estreia do documentário. Após a exibição do filme sobre a vida de Ruy Carlos, será realizado um bate-papo exclusivo: debate com os diretores Claudio Oliveira e Matheus Maturano, Regina Berbert (irmã de Ruy Carlos) e a convidada especial Ana Corbisier.
O herói que não coube nos arquivos. Ruy Carlos Vieira Berbert nasceu em Regente Feijó, foi para a USP (Universidade de São Paulo) estudar Letras e se tornou um fervoroso líder estudantil, até que as escolhas de um Brasil em Ditadura o levaram para o sequestro de um avião e o treinamento de guerrilha em Cuba, onde se tornou "Joaquim".
Jornais e livros de história registraram sua militância, sua prisão e a controversa morte por "suicídio" em 1972. Uma versão desmentida mais tarde, que revela a tortura e o desaparecimento. Mas quem foi Ruy antes de se tornar história?
Este documentário mergulha nos álbuns de família e nas memórias de vizinhos e amigos para descobrir Ruy: o jovem, o filho, o vizinho. Através de depoimentos inéditos, buscamos entender as atitudes e convicções pessoais que o moldaram e, para sua família, justificaram sua luta. É a história da pessoa que a Ditadura tentou apagar, e o retrato íntimo do homem que sua família sempre considerou um herói.
O evento de hoje marca um encontro de gerações com a presença de Ana Corbisier, escritora de “Clandestina” e figura histórica que esteve com Ruy Carlos em Cuba, onde ambos receberam treinamento de guerrilha. Corbisier e o ex-deputado José Dirceu foram os únicos sobreviventes do grupo. A participação dela no bate-papo, ao lado da irmã de Ruy, Regina Berbert, e dos diretores, promete oferecer uma perspectiva única sobre o período e o jovem Ruy Carlos.
O documentário busca resgatar a pessoa, o Ruy visto pelos vizinhos e amigos, para compreender e justificar as escolhas que o levaram à militância. Do movimento estudantil na USP até sua morte sob tortura em 1972, conforme revisão da Comissão Nacional da Verdade.
O projeto é feito através de recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) do governo federal, repassados através da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente.
ACESSO AO EVENTO
Os ingressos para a estreia são gratuitos, porém limitados à capacidade do local. Eles devem ser retirados antecipadamente através da plataforma Sympla.
SERVIÇO
Link para o trailer: https://youtu.be/SIIMqSrSpBs
SAIBA MAIS
Lançada em 2023, a 18mm filmes nasceu com a missão de dar voz às histórias do interior paulista. Seu primeiro projeto, o documentário “Memórias da Ditadura no Oeste Paulista”, estabeleceu o padrão de excelência e compromisso com o setor cultural do Estado de São Paulo. A produtora continua a expandir seu portfólio, focando em narrativas de grande relevância social e histórica.
PROGRAMAÇÃO
19h
Lançamento do livro "Clandestina"
Sessão de autógrafos com a escritora Ana Corbisier.
20h
Sessão de estreia do documentário “Nasci Ruy, Morri Herói”
Bate-papo exclusivo
Debate com os diretores Claudio Oliveira e Matheus Maturano, Regina Berbert (irmã de Ruy Carlos) e a convidada especial Ana Corbisier.
Divulgação

Documentário mergulha nos álbuns de família e nas memórias de vizinhos e amigos para descobrir Ruy