Doenças oculares: não feche os olhos para a sua saúde!

EDITORIAL -

Data 28/10/2023
Horário 04:15

O brasileiro - principalmente os homens - deixa muito a desejar quando o assunto é prevenção e tratamento de doenças, sobretudo as relacionadas aos olhos. Reluta em ir ao médico, exames de rotina nunca são necessários, e quando chega a um hospital, a situação, muitas vezes, já fugiu de controle. Apesar de a maioria das doenças oculares ser tratada ou controlada, muitas ainda levam à cegueira por falta de diagnóstico precoce.
Se ir a um oftalmologista, de forma rotineira, já era difícil, com a pandemia a situação se agravou ainda mais. Inúmeros pacientes adiaram consultas ou acompanhamento. Muitos nem voltaram ao médico ou sequer iniciaram o tratamento. 
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção dessas doenças, orientar sobre os sintomas e complicações causadas por muitas delas, a Oftalmolaser promove hoje, na cidade, a terceira edição do Mutirão do Glaucoma e Catarata de Presidente Prudente. O evento é gratuito e será realizado das 9h às 17h, no Parque Shopping.
A intenção, conforme divulgado por aqui, é que as informações cheguem preventivamente às pessoas. A ação contará com equipe multidisciplinar especializada nas doenças oculares, para orientação e realização de exames preventivos gratuitos. Uma ótima oportunidade para se informar e, ainda, se cuidar.
De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 120 milhões de brasileiros têm alguma deficiência visual, e a catarata e o glaucoma são duas das principais causas de perda de visão no país.
Enquanto o glaucoma lesiona o nervo óptico gerando cegueira de forma irreversível, a catarata compromete o cristalino, lente interna do olho, impede a passagem de luz e dificulta a visão. O problema é resolvido com uma cirurgia.
A prevenção é muito mais fácil. Independente da idade, crianças, jovens, adultos e idosos devem passar por um oftalmologista anualmente. Quanto mais cedo a doença ou outro problema com a visão for diagnosticado, maiores as chances de sucesso do tratamento e também de cura. Não feche os olhos para a sua saúde, participe do mutirão, se informe, se cuide!
 

Publicidade

Veja também