Dom Benedito lança Carta Pastoral: “Acolhida e Missão em Sinodalidade”

Esta é a primeira vez na história da Diocese que um bispo escreve este documento, que é uma das formas de exercer seu ofício no intuito de informar, inspirar e encorajar o povo à vida cristã

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 29/03/2024
Horário 05:10
Foto: Eveline Zarpelão e Leandro Campos/Pascom Diocesana 
Dom Benedito Gonçalves dos Santos escreveu sua primeira Carta Pastoral
Dom Benedito Gonçalves dos Santos escreveu sua primeira Carta Pastoral

Em vista dos jubileus de 65 anos de criação da Diocese de Presidente Prudente e do centenário de suas duas primeiras paróquias, a Catedral de São Sebastião, em Prudente, e a Paróquia Santo Anastácio, no município de mesmo nome do santo –, e também por ocasião do Jubileu dos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo, após 16 anos na diocese, o bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos escreveu sua primeira Carta Pastoral, intitulada “Acolhida e Missão em Sinodalidade”, que foi lançada durante a missa dos Santos Óleos, nesta quarta-feira (27), na Catedral. Esta é a primeira vez na história da Diocese que um bispo escreve uma carta pastoral!

Para expor a importância desta primeira Carta Pastoral, padre Everton Aparecido da Silva, da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, salienta que ela “nasce do coração” do bispo diocesano para todo o povo de Deus, todos os fiéis católicos, da Diocese de Presidente Prudente. “Essa carta é importante como uma orientação a ser seguida, como caminhos, passos de todos os católicos das paróquias, pastorais, movimentos, serviços e comunidades, como linha mestra para ser desenvolvida no dia a dia das nossas comunidades e na vida pessoal de cada cristão católico”, ressalta padre Éverton.

Para quem desconhece, padre Éverton explica que o bispo, como sucessor dos apóstolos, recebe do Senhor, a missão de ensinar todos os povos e de pregar o Evangelho a toda a criatura. E uma das formas de exercer este ofício, se dá exatamente por meio de cartas pastorais, que são escritas ao povo que lhe foi confiado para informar, inspirar e encorajá-lo na vida cristã. 

Mutirão missionário

No lançamento, a carta foi distribuída aos vigários episcopais e representantes paroquiais, mas é voltada a toda a comunidade diocesana e trabalha os temas: “Deus caminha com seu povo”, “Jubileus”, “Mutirão Missionário”, “Conversão pessoal e pastoral”, “Agentes de pastorais” e “Visita Pastoral”. 

Como já exposto, esse documento é uma das formas do bispo exercer o seu ofício no intuito de informar, inspirar e encorajar o povo à vida cristã.

Com esta carta, dom Benedito expõe seu desejo de realizar um grande mutirão missionário, evangelizador e catequético na Diocese e de visitar todas as paróquias. “Além disso, nos encoraja a um renovado ardor missionário. Junto dos Santos Óleos, cada paróquia receberá um exemplar desta carta pastoral. Encorajamos todas as paróquias, comunidades, pastorais, movimentos e serviços, enfim, todos os fiéis a lê-la, refleti-la e colocá-la em prática”, acentua o padre.

SERVIÇO
A Carta Pastoral está disponível para download  em: https://www.diocesepresidenteprudente.com.br/noticias/bispo-diocesano-lanca-carta-pastoral-acolhida-e-missao-em-sinodalidade/


Fotos: Eveline Zarpelão e Leandro Campos/Pascom Diocesana 

Lançamento ocorreu durante missa na Catedral de São Sebastião 

Publicidade

Veja também