Domingo de Ramos marca início da Semana Santa

Conforme pontua o sacerdote, todos os dias haverá alguma atividade, encontro entre a comunidade, através das celebrações, momentos de oração e partilha.

VARIEDADES - Rogério Lopes

Data 28/03/2015
Horário 07:55
 

Momento de fé, reflexão, espera, doação e renovação, são alguns dos sentimentos que fiéis e religiosos dizem traduzir os atos que compõe a Semana Santa. Durante sete dias, os católicos vão vivenciar, através das atividades que compõe a Semana, os últimos momentos de vida de Jesus Cristo: sua chegada em Jerusalém, condenação, morte na cruz e a ressurreição. As celebrações iniciam amanhã, com a missa do Domingo de Ramos e seguem até o próximo fim de semana, se encerrando com o Domingo de Páscoa.

Segundo o padre Rodrigo Gomes, pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo – a Maristela – de Presidente Prudente, a Semana representa um momento de alegria – quando Cristo foi recebido com festa em Jerusalém – a dor e o sofrimento do caminho até a crucificação e, novamente, alegria com a ressurreição do Senhor. Representa, ainda, de acordo com o padre, um momento de oração pessoal e comunitário para que as pessoas possam, também, "enterrar os seus pecados e ressuscitar para uma vida nova".

Jornal O Imparcial Gomes: "Neste período, pessoas podem enterrar seus pecados e ressuscitar para uma vida nova"

Conforme pontua o sacerdote, todos os dias haverá alguma atividade, encontro entre a comunidade, através das celebrações, momentos de oração e partilha. Porém, Gomes explica que, mesmo algumas missas sendo fixadas em um determinado horário, podem variar de paróquia por paróquia, de acordo com a necessidade de cada localidade.

 

Jejum e oração


A Semana Santa se inicia amanhã, mas, as reflexões cristãs começaram há quase 40 dias, com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, que dá início à Quaresma. Durante o período, que, conforme explica Gomes, representa os 40 anos de peregrinação no deserto e libertação do povo israelita para fora Egito, guiados por Moises até a Terra Prometida, Canaã – e os 40 dias de recolhimento de Jesus, que permaneceu rezando pela salvação de todos os povos –, o fiel é convidado refletir sobre suas atitudes, sua vida e seus atos.

Além disso, é um período de preparação, conversão, penitência – através do jejum –, partilha e comunhão, um momento de espera e reflexão para as celebrações de morte e ressurreição que estão por vir.

Dentre as iniciativas pessoais que se perpetuam durante a Quaresma, como dito acima, adotar, no período, a prática do jejum.

Neste caso, a cristã Vilmara de Fátima Bressanin, 51, explica que o ato de jejuar tem como objetivo a partilha e doação, ou seja, "tirar da rotina" algo que a pessoa gosta, como, por exemplo, um lanche do fim de semana, e disponibilizar o valor que gastaria para doar durante a coleta de encerramento da Campanha da Fraternidade – que neste ano teve como tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e o lema: "Eu vim para servir". "Este é o real objetivo do jejum. Você ajudar quem precisa através da doação", frisa.

Além disso, Bressanin diz que a Quaresma é um período em que as pessoas são chamadas à penitência e oração, para uma mudança de vida através da conversão.

 

Comunidade em comunhão


Muitos já vivenciam e se prepararam, através da Quaresma, os sentimentos que compõe a Semana Santa. Agora, a partir da celebração do Domingo de Ramos, os fiéis, segundo explica Gomes, vão celebrar todo trajeto que Jesus passou, seus últimos ensinamentos, em vida, seu sofrimento e a alegria e renovação de fé, esperança e vida através da ressurreição, representados durante os atos da Semana Santa.

Desta forma, a programação e atividades da Semana seguem as seguintes etapas: Amanhã o já citado Domingo de Ramos: momento de festa onde Jesus chega a Jerusalém, montado no lombo de um "burrinho" e é recebido pelos moradores com ramos de oliveiras. O horário varia de acordo com a necessidade de cada igreja.

Na segunda-feira, os fiéis da região participam da 9ª Via Sacra, às 20h, no Santuário Morada de Deus, localizado no campus III, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Álvares Machado. Gomes explica que, nas comunidades que não irão à Via Sacra, haverá algum ato ou celebração na paróquia.

Na terça-feira, em cada igreja, a Procissão do Encontro. O ato consiste da seguinte atividade: mulheres saem em procissão carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores. Os homens também saem em procissão, mas com a imagem de Nosso Senhor dos Passos. O grupo se encontra em um determinado ponto e reflete sobre as dores de Nossa Senhora pelo sofrimento que seu filho – Cristo – vai passar. Este também depende de cada igreja, e costuma ser à noite.

Já na quarta-feira, ocorre a Celebração dos Óleos, na Catedral São Sebastião, em Prudente, reunindo padres e fiéis de toda diocese. A missa será às 20h.

Na quinta-feira, começa o Tríduo Pascal, com a Missa do Lava Pés. Nesta, é lembrado o momento que Jesus institui a Eucaristia e, como forma de humildade, lava os pés dos 12 apóstolos. Após esta celebração, inicia a vigília da Eucarística Consagrada, onde a comunidade permanece em oração em frente ao Sacrário do Senhor, até as 15h de sexta-feira.

A Sexta Feira Santa é marcada pela celebração da cruz, normalmente as 15h, momento da morte de Jesus. Depois, normalmente às 18h, ocorre a procissão da Via Sacra nas paróquias.

No Sábado de Aleluia, comemora-se a 15ª Estação, ou seja, Jesus ressuscitado. A missa costuma ser, de acordo com cada paróquia, às 20h. Por fim, no domingo, ocorrem as celebrações de Páscoa, seguindo os horários de missa de cada igreja.
Publicidade

Veja também