Esta é uma das mais frequentes reclamações, ou melhor, de desespero para com médicos, de muitos familiares que possuem idosos sob seus cuidados: trocarem o dia pela noite. São vários motivos que realmente podem sair do controle familiar e chegar a uma situação desesperadora, visto que os familiares possuem durante o dia suas atividades: levar filhos para escola, atividades do lar e muitos trabalham fora.
Algumas situações podem parecer difíceis para contarmos, mas vamos às dicas simples que precisam ser implementadas o mais rápido possível.
1- Mantenha um horário pré-estabelecido de o idoso ir dormir e levantar
No início da aposentadoria, após 40 ou 50 anos de trabalho, o descanso de fazer nada é fundamental. Após alguns meses, precisa voltar a ter o horário de ir dormir e acordar. Alguns acordam 6h da manhã e vão deitar 20h. Manter este horário.
2- Atividades
Alguns idosos quando aposentam não querem fazer mais nenhuma atividade. Estão cansados!
Faz-se necessário, se a saúde está boa, tem independência e autonomia, ter uma atividade. Seja para somar a renda ou mesmo voluntariado. Há muitas opções: dar aulas, fazer curso de idiomas, praticar esportes, aprender instrumentos, enfim...
3- Alimentação
A alimentação precisa ser adaptada à terceira idade.
Frutas, legumes, caldos, sopas, sempre mais leves. Afinal, todos os órgãos digestivos estão mais debilitados.
A boca, língua, dentes e paladar modificam. A digestão fica mais lenta. E o importante: saber que não deve jantar após as 18h. E evitar café, chás e refrigerantes, pois podem alterar o sono.
4- Cochilos
Este é campeão de fazer troca do sono noturno pelo dia.
Quem não gosta de um cochilo especialmente após o almoço? Os cochilos são permitidos, mas com tempo máximo de 30 minutos. Não dá para negociar.
5- Televisão
Muitas vezes se perdem nos horários e vão até altas horas, vendo e ouvindo notícias ruins: mortes, acidentes e depois não conseguem adormecer. Ouvir uma música suave é fundamental.
6- Medicamentos
Muitos idosos precisam de medicamentos para ajudarem no sono. Observar sempre as doses e horários.
Nenhuma dificuldade em reverter troca de horários de dormir quando os idosos o fazem.
Bom sono!