Doutora em artes ministra oficina de leitura em PP

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 08/06/2016
Horário 11:15
 

A Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César, administrada pela Secult (Secretaria Municipal de Cultura), no Centro Cultural Matarazzo, de Presidente Prudente, recebe hoje mais uma oficina de capacitação pelo SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo): "A importância dos contos de fadas na formação da personalidade leitora" que será ministrada pela doutora em Artes, mestre em Teatro Ilíada de Castro oferecida aos profissionais bibliotecários, contadores de histórias, salas de leitura e programas de incentivo a leitura da cidade e região. A ação tem início às 8h30.

 

Como conteúdo, os participantes verão o poder do imaginário; as origens e a estrutura dos contos de fadas; as obras de Charles Perrault e Grimm; a simbologia dos contos de fadas, segundo diferentes interpretações; Era uma vez… uma senha para o universo mágico; análise de contos clássicos e suas diferentes adaptações; e contos de fadas e o amadurecimento da personalidade leitora.

De acordo com a bibliotecária, "a parceria com o Siseb nas capacitações já realizadas são importantes, e neste módulo em especial porque já trabalhamos o incentivo da leitura através da contação de histórias das mais variadas formas, espaços, e assim os profissionais terão mais esta oportunidade de aprimoramento", salienta.

Dentre as ações, ela menciona que a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) por meio da Biblioteca Municipal realiza Dia D Infantil com o Projeto de Contação de Histórias, Biblioteca Móvel, Dia D...Especial em hospital Pediatria da Santa Casa, atividades na Praça da Juventude Lucas Nalini Paschoalin (Biblioteca Dra. Suzel de Carvalho Nalini Paschoalin), no CEU (Centro Unificado) Samoel Brondi, e o evento principal, o Salão do Livro.

 

Oficina

"Os contos de fadas tratamde verdades universais na deliciosa forma de metáforas, ensinando comportamentos, visão de mundo, espalhando consolo e esperança". Assim, o projeto apresenta os estudos realizados sobre o tema nas diferentes áreas do conhecimento; identifica os benefícios resultantes desse material rico de significados; ajuda entender os motivos que levaram essas histórias seculares chegarem até os dias de hoje, conservando sua importância e demonstra o quanto os contos de fadas podem influenciar comportamentos.

 

Currículo 

O currículo de Ilíada de Castro que ministra a oficina é interessante. Ela é doutora em Artes, mestre em Teatro e licenciada em Educação Artística, com Habilitação em Artes Cênicas  pela ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo). Ela é professora da Fundação Vanzolini, do MBA (Master in Business Administration) do Programa de Educação Continuada em Engenharia da Escola Politécnica da USP, do MBA da FIA (Fundação Instituto de Administração) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas). Atua como consultora em relacionamento interpessoal e administração de conflitos. É sócia e consultora do Indepe (Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial).

 
Publicidade

Veja também